Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93221 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009 |
id |
UFSC_f7a3fca04b439573e8827a88117c30e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93221 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSCEducaçãoCiênciaEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A presente pesquisa configura-se como um estudo sobre a forma como alguns estagiários da Licenciatura em Ciências, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão significando a perspectiva Ciência Tecnologia e sociedade (CTS) de ensino, em seus relatórios de estágio. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como referencial principalmente teórico, mas também metodológico, a autora analisa dois relatórios de estágio em busca de vestígios da perspectiva CTS de ensino, nos objetivos e metodologias propostos pelos autores dos relatórios. Apresenta o modo pelo qual o assunto foi trabalhado em três disciplinas do referido curso, com o intuito de esclarecer as condições de produção dos discursos dos estagiários sobre o conteúdo da análise. Utilizando-se de noções-chave da AD tais como os mecanismos imaginário, antecipação e o interdiscurso, aponta para deslizamentos de sentidos, em relação aos pressupostos de um ensino numa perspectiva CTS, nos relatórios analisados, e propõe ações metodológicas como possibilidades de adequação da inserção das discussões sobre CTS nas referidas disciplinas.Cassiani, SuzaniUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmall, Alice Vianna2012-10-24T18:33:52Z2012-10-24T18:33:52Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf270298http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93221porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-10T18:27:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93221Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-10T18:27:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
title |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
spellingShingle |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC Schmall, Alice Vianna Educação Ciência Estudo e ensino Professores - Formação Analise do discurso |
title_short |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
title_full |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
title_fullStr |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
title_full_unstemmed |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
title_sort |
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC |
author |
Schmall, Alice Vianna |
author_facet |
Schmall, Alice Vianna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cassiani, Suzani Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmall, Alice Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciência Estudo e ensino Professores - Formação Analise do discurso |
topic |
Educação Ciência Estudo e ensino Professores - Formação Analise do discurso |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2012-10-24T18:33:52Z 2012-10-24T18:33:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
270298 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93221 |
identifier_str_mv |
270298 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652315653046272 |