UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921 |
Resumo: | A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde. |
id |
UFSC_f82482b78816766087ca129c39a60af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96921 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde.INPEAU2012-11-01T19:11:49Z2012-11-01T19:11:49Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921TERRA, LUCIMARA A.DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOSKLAES, LUIZ SALGADODUARTE, KAIO GRAEFFSABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEALROSA, ROBSON SANTOS DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:09:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:09:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
title |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
spellingShingle |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. TERRA, LUCIMARA A. |
title_short |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
title_full |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
title_fullStr |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
title_full_unstemmed |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
title_sort |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. |
author |
TERRA, LUCIMARA A. |
author_facet |
TERRA, LUCIMARA A. DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS KLAES, LUIZ SALGADO DUARTE, KAIO GRAEFF SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL ROSA, ROBSON SANTOS DA |
author_role |
author |
author2 |
DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS KLAES, LUIZ SALGADO DUARTE, KAIO GRAEFF SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL ROSA, ROBSON SANTOS DA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TERRA, LUCIMARA A. DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS KLAES, LUIZ SALGADO DUARTE, KAIO GRAEFF SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL ROSA, ROBSON SANTOS DA |
description |
A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-01T19:11:49Z 2012-11-01T19:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652121081380864 |