UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TERRA, LUCIMARA A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS, KLAES, LUIZ SALGADO, DUARTE, KAIO GRAEFF, SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL, ROSA, ROBSON SANTOS DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921
Resumo: A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde.
id UFSC_f82482b78816766087ca129c39a60af6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde.INPEAU2012-11-01T19:11:49Z2012-11-01T19:11:49Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921TERRA, LUCIMARA A.DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOSKLAES, LUIZ SALGADODUARTE, KAIO GRAEFFSABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEALROSA, ROBSON SANTOS DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:09:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:09:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
title UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
spellingShingle UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
TERRA, LUCIMARA A.
title_short UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
title_full UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
title_fullStr UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
title_full_unstemmed UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
title_sort UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL MOTIVADOR DO TUTOR DE ACORDO COM A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
author TERRA, LUCIMARA A.
author_facet TERRA, LUCIMARA A.
DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS
KLAES, LUIZ SALGADO
DUARTE, KAIO GRAEFF
SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL
ROSA, ROBSON SANTOS DA
author_role author
author2 DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS
KLAES, LUIZ SALGADO
DUARTE, KAIO GRAEFF
SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL
ROSA, ROBSON SANTOS DA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TERRA, LUCIMARA A.
DOMINGOS, DIEGO DE CAMPOS
KLAES, LUIZ SALGADO
DUARTE, KAIO GRAEFF
SABINO, MILEIDE M. FERREIRA LEAL
ROSA, ROBSON SANTOS DA
description A motivação é um dos elementos essenciais para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno motivado aprende melhor, uma vez que todo aluno é motivado pelo êxito ou inibido pelo fracasso. No ensino a distância a motivação dos alunos é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que se tem o reconhecimento de que a aprendizagem é um processo pessoal, sistemático e reflexivo e que depende do despertar do aluno para suas potencialidades, que pode ser sozinho ou com ajuda do tutor. O presente estudo relata uma pesquisa realizada com os três cursos de capacitação a distância, do quarto módulo, oferecidos aos funcionários do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sendo que esta parceria existe desde 2007 para os cursos de capacitação. Os cursos são oferecidos em módulos de quarenta e cinco e de sessenta horas. Este estudo tem com o objetivo investigar a postura motivadora do tutor na visão dos alunos que estão finalizando os cursos do quarto módulo de capacitação. Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa bibliográfica e descritiva, tendo uma abordagem quantitativa. Este estuda destaca que os alunos sentem-se motivados a continuar perseverantes nos cursos de capacitação em estudo-aprendizagem através de uma comunicação clara e contínua, uma vez que a dificuldade com o uso das tecnologias de informação e comunicação (internet, AVEA) são os maiores fatores de dificuldade do aluno do Mistério da Saúde.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T19:11:49Z
2012-11-01T19:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652121081380864