Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adilson Tadeu Basquerote
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.
id UFSC_f826edb3bb9d5a560bce7098a37ceda5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215857
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médioGeografiaGeografiaCartografiaEducaçãoSalas de aula invertidasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.Neste estudo se analisa a implementação de uma intervenção pedagógica para Educação Geográfica no Ensino Médio afim de compreender as potencialidades da utilização dos dispositivos móveis (DM) como recurso didático no processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, a partir dos conceitos centrais de conectivismo, educação ubíqua e neurociência cognitiva, foi elaborada uma intervenção pedagógica envolvendo cartografia e os dispositivos móveis, implementada em 2019 com os estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, da cidade de Atalanta ? SC. Os dados para este estudo qualitativo foram constituídos por meio de observação participante, diário de bordo, materiais produzidos pelos estudantes e questionários. A análise seguiu os procedimentos da Análise Textual Discursiva e dela emergiram três principais categorias que descrevem as potencialidades dos dispositivos como recurso didático na Educação Geográfica: 1) potencializadores de criatividade e de aprendizagens múltiplas ao favorecer uso de múltiplas linguagens e potencializar aprendizagem ubíqua, colaborativa e de atualização constante devido à diversidade de fontes que podem contribuir para ampliação de conceitos, além de autoaprendizagem e de aprendizagem de outros estudantes; 2) potencializadores de protagonismo e autoria quando possibilitam o protagonismo no processo formativo ao organizarem o trabalho de forma autônoma, criativa, cooperativa, colaborativa e reflexiva; 3) potencializadores de distinta concepção no e do processo de ensino e de aprendizagem quando percebem deslocamento da centralidade do figura do professor e estudante no processo de ensino, enfatizam o processo em detrimento ao produto e do próprio processo de ensino e de aprendizagem na e da Educação Geográfica. Concluiu-se, portanto, que os DM potencializam o ensino e a aprendizagem de Educação Geográfica no Ensino Médio.Abstract: This study analyzes the implementation of a pedagogical intervention for Geographic Education in High School in order to understand the potential of using mobile devices as a didactic resource in the teaching and learning process. To thus, based on the central concepts of connectivism, ubiquitous education and cognitive neuroscience, was developed a pedagogical intervention involving cartography and mobile devices. It was implemented in 2019 with High School students at Dr. Frederico Rolla School, in Atalanta city ? Santa Catarina State. The databases for this qualitative study were constituted through participant observation, logbook, materials produced by students and questionnaires. The analysis followed the procedures of the Discursive Textual Analysis and three main categories emerged from it. They describe the potential of the mobile devices as a didactic resource in Geographic Education: 1) creativity and multiple learning enhancers which benefit the use of multiple languages and enhance ubiquitous, collaborative and constant updating due to the diversity of sources that can contribute to the expansion of concepts, in addition to self-learning and learning by other students; 2) leadership and authorship enhancers improving the formative process by organizing work in an autonomous, creative, cooperative, collaborative and reflective way; 3) enablers of a distinct conception in and of the teaching and learning process when they notice a shift in the centrality of the teacher and student in the teaching process. So, it emphasizes the process to the detriment of the product and the teaching and learning process of Geographic Education. It was concluded, therefore, that mobile devices enhance the teaching and learning process in Geographic Education in High School.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Adilson Tadeu Basquerote2020-10-21T21:22:48Z2020-10-21T21:22:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis173 p.| il., tabs.application/pdf369332https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:22:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
title Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
spellingShingle Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
Silva, Adilson Tadeu Basquerote
Geografia
Geografia
Cartografia
Educação
Salas de aula invertidas
title_short Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
title_full Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
title_fullStr Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
title_full_unstemmed Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
title_sort Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
author Silva, Adilson Tadeu Basquerote
author_facet Silva, Adilson Tadeu Basquerote
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adilson Tadeu Basquerote
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia
Cartografia
Educação
Salas de aula invertidas
topic Geografia
Geografia
Cartografia
Educação
Salas de aula invertidas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:22:48Z
2020-10-21T21:22:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369332
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857
identifier_str_mv 369332
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652195521888256