Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_f826edb3bb9d5a560bce7098a37ceda5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215857 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médioGeografiaGeografiaCartografiaEducaçãoSalas de aula invertidasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.Neste estudo se analisa a implementação de uma intervenção pedagógica para Educação Geográfica no Ensino Médio afim de compreender as potencialidades da utilização dos dispositivos móveis (DM) como recurso didático no processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, a partir dos conceitos centrais de conectivismo, educação ubíqua e neurociência cognitiva, foi elaborada uma intervenção pedagógica envolvendo cartografia e os dispositivos móveis, implementada em 2019 com os estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, da cidade de Atalanta ? SC. Os dados para este estudo qualitativo foram constituídos por meio de observação participante, diário de bordo, materiais produzidos pelos estudantes e questionários. A análise seguiu os procedimentos da Análise Textual Discursiva e dela emergiram três principais categorias que descrevem as potencialidades dos dispositivos como recurso didático na Educação Geográfica: 1) potencializadores de criatividade e de aprendizagens múltiplas ao favorecer uso de múltiplas linguagens e potencializar aprendizagem ubíqua, colaborativa e de atualização constante devido à diversidade de fontes que podem contribuir para ampliação de conceitos, além de autoaprendizagem e de aprendizagem de outros estudantes; 2) potencializadores de protagonismo e autoria quando possibilitam o protagonismo no processo formativo ao organizarem o trabalho de forma autônoma, criativa, cooperativa, colaborativa e reflexiva; 3) potencializadores de distinta concepção no e do processo de ensino e de aprendizagem quando percebem deslocamento da centralidade do figura do professor e estudante no processo de ensino, enfatizam o processo em detrimento ao produto e do próprio processo de ensino e de aprendizagem na e da Educação Geográfica. Concluiu-se, portanto, que os DM potencializam o ensino e a aprendizagem de Educação Geográfica no Ensino Médio.Abstract: This study analyzes the implementation of a pedagogical intervention for Geographic Education in High School in order to understand the potential of using mobile devices as a didactic resource in the teaching and learning process. To thus, based on the central concepts of connectivism, ubiquitous education and cognitive neuroscience, was developed a pedagogical intervention involving cartography and mobile devices. It was implemented in 2019 with High School students at Dr. Frederico Rolla School, in Atalanta city ? Santa Catarina State. The databases for this qualitative study were constituted through participant observation, logbook, materials produced by students and questionnaires. The analysis followed the procedures of the Discursive Textual Analysis and three main categories emerged from it. They describe the potential of the mobile devices as a didactic resource in Geographic Education: 1) creativity and multiple learning enhancers which benefit the use of multiple languages and enhance ubiquitous, collaborative and constant updating due to the diversity of sources that can contribute to the expansion of concepts, in addition to self-learning and learning by other students; 2) leadership and authorship enhancers improving the formative process by organizing work in an autonomous, creative, cooperative, collaborative and reflective way; 3) enablers of a distinct conception in and of the teaching and learning process when they notice a shift in the centrality of the teacher and student in the teaching process. So, it emphasizes the process to the detriment of the product and the teaching and learning process of Geographic Education. It was concluded, therefore, that mobile devices enhance the teaching and learning process in Geographic Education in High School.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Adilson Tadeu Basquerote2020-10-21T21:22:48Z2020-10-21T21:22:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis173 p.| il., tabs.application/pdf369332https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:22:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
title |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
spellingShingle |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio Silva, Adilson Tadeu Basquerote Geografia Geografia Cartografia Educação Salas de aula invertidas |
title_short |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
title_full |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
title_fullStr |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
title_sort |
Dispositivos móveis na educação geográfica do ensino médio |
author |
Silva, Adilson Tadeu Basquerote |
author_facet |
Silva, Adilson Tadeu Basquerote |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Rosemy da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adilson Tadeu Basquerote |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Geografia Cartografia Educação Salas de aula invertidas |
topic |
Geografia Geografia Cartografia Educação Salas de aula invertidas |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T21:22:48Z 2020-10-21T21:22:48Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
369332 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857 |
identifier_str_mv |
369332 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652195521888256 |