Compartilhamento do conhecimento em uma organização intensiva em conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194233 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
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Compartilhamento do conhecimento em uma organização intensiva em conhecimentoTecnologias da informação e comunicaçãoGestão do conhecimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.O Compartilhamento do Conhecimento é um processo complexo e um dos mais relevantes na espiral da conversão do conhecimento. Dessa maneira, em uma organização, é fundamental desenvolver a capacidade de gerenciar sistematicamente o conhecimento gerado nos grupos de pesquisa. Assim, no Laboratório de Experimentação Remota, o conhecimento deve ser intensamente compartilhado e gerenciado, por ser a principal matéria-prima na geração de ideias e resultados. O conhecimento gerado passa a ser um fator crítico de sucesso das atividades do laboratório. Nesse viés, este estudo possui como objetivo compreender como uma Organização Intensiva em Conhecimento e seus parceiros realizam o Compartilhamento do Conhecimento, visando propor melhorias neste processo através no Modelo SECI. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um estudo qualitativo de cunho bibliográfico-descritivo. Para a coleta de dados, foi realizado um estudo de caso e aplicada uma entrevista semiestruturada, o que subsidiou a análise de conteúdo. Com base na pesquisa, foi possível elucidar os principais processos envolvidos no compartilhamento do conhecimento no laboratório de experimentação remota. Identificou-se que a ferramenta mais utilizada para o compartilhamento do conhecimento é o Dropbox®. Dentre as dificuldades enfrentadas no compartilhamento do conhecimento relatadas na pesquisa está o limite de armazenamento e o desconhecimento por algumas instituições do uso do Dropbox, ou seja, precisa ser mais difundida, para que todos possam ter acesso. A maior parte dos respondentes estão há mais de 10 anos atuando na Rede, assim como possuem alto grau de escolaridade. Como resultado deste trabalho tem-se a construção de uma proposta de boas práticas, seguindo o Modelo SECI, a fim de promover o compartilhamento do conhecimento entre todos da Rede, assim como a comunicação e a interação, como também a sugestão do uso da ferramenta G suite for Education, estando disponível em todos os países, possui armazenamento em nuvem ilimitado. Possibilitando assim maior qualidade dos projetos e dos trabalhos desenvolvidos pela Rede, pois assim todos tipos de arquivos ficam em uma única ferramenta, facilitando também o seu gerenciamento.Abstract : Knowledge Sharing is a complex process and one of the most relevant in the spiral of knowledge conversion. Thus, in an organization, it is fundamental to develop the ability to systematically manage the knowledge generated in research groups. Thus, in the Remote Experimentation Laboratory, knowledge must be intensively shared and managed, as it is the main raw material in generating ideas and results. The generated knowledge becomes a critical success factor of the laboratory activities. In this bias, this study aims to understand how an Intensive Organization in Knowledge and its partners realize the Sharing of Knowledge, aiming to propose improvements in this process through the Model SECI. To reach the proposed objective, a qualitative bibliographic-descriptive study was carried out. For the data collection, a case study was carried out and a semi-structured interview was applied, which subsidized content analysis. Based on the research, it was possible to elucidate the main processes involved in knowledge sharing in the remote experimentation laboratory. It has been identified that the most used tool for knowledge sharing is Dropbox®. Among the difficulties faced in knowledge sharing reported in the research is the storage limit and the lack of knowledge by some institutions of the use of Dropbox, that is, it needs to be more widespread, so that everyone can have access. Most respondents have been working in the Network for more than 10 years, as well as being highly educated. As a result of this work we have the construction of a proposal of good practices, following the SECI Model, in order to promote the knowledge sharing among all of the Network, as well as communication and interaction, as well as the suggestion of the use of the tool G suite for Education, available in all countries, has unlimited cloud storage. This allows for a better quality of the projects and works developed by the Network, since all types of files are in a single tool, also facilitating their management.Spanhol, Fernando JoséSilva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaLavechia, Janine De2019-03-28T15:19:01Z2019-03-28T15:19:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357557https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194233porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-28T15:19:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194233Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-28T15:19:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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