A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859 |
Resumo: | A história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira. |
id |
UFSC_f972c1b861fe1f41702c2eea039c1ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96859 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHOA história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira.INPEAU2012-11-01T17:10:39Z2012-11-01T17:10:39Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DAYAMAMOTO, BEATRIZ YURIVIEIRA, LUCAS FUNAROTCHOLAKIAN, NATACHAROCHA, JACITA MANFIO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:53:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
title |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
spellingShingle |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA |
title_short |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
title_full |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
title_fullStr |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
title_full_unstemmed |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
title_sort |
A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO |
author |
ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA |
author_facet |
ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA YAMAMOTO, BEATRIZ YURI VIEIRA, LUCAS FUNARO TCHOLAKIAN, NATACHA ROCHA, JACITA MANFIO DA |
author_role |
author |
author2 |
YAMAMOTO, BEATRIZ YURI VIEIRA, LUCAS FUNARO TCHOLAKIAN, NATACHA ROCHA, JACITA MANFIO DA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA YAMAMOTO, BEATRIZ YURI VIEIRA, LUCAS FUNARO TCHOLAKIAN, NATACHA ROCHA, JACITA MANFIO DA |
description |
A história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-01T17:10:39Z 2012-11-01T17:10:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042650374144000 |