A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: YAMAMOTO, BEATRIZ YURI, VIEIRA, LUCAS FUNARO, TCHOLAKIAN, NATACHA, ROCHA, JACITA MANFIO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859
Resumo: A história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira.
id UFSC_f972c1b861fe1f41702c2eea039c1ee5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96859
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHOA história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira.INPEAU2012-11-01T17:10:39Z2012-11-01T17:10:39Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DAYAMAMOTO, BEATRIZ YURIVIEIRA, LUCAS FUNAROTCHOLAKIAN, NATACHAROCHA, JACITA MANFIO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:53:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
title A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
spellingShingle A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
title_short A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
title_full A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
title_fullStr A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
title_full_unstemmed A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
title_sort A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO
author ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
author_facet ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
YAMAMOTO, BEATRIZ YURI
VIEIRA, LUCAS FUNARO
TCHOLAKIAN, NATACHA
ROCHA, JACITA MANFIO DA
author_role author
author2 YAMAMOTO, BEATRIZ YURI
VIEIRA, LUCAS FUNARO
TCHOLAKIAN, NATACHA
ROCHA, JACITA MANFIO DA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
YAMAMOTO, BEATRIZ YURI
VIEIRA, LUCAS FUNARO
TCHOLAKIAN, NATACHA
ROCHA, JACITA MANFIO DA
description A história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T17:10:39Z
2012-11-01T17:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042650374144000