The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maragno, Lucas Martins Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215374
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019.
id UFSC_fa637660fdc8ab28c71b9bf3862462ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215374
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaragno, Lucas Martins DiasBorba, José AlonsoSkousen, Christopher J.2020-10-21T21:15:56Z2020-10-21T21:15:56Z2019369414https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215374Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019.A denúncia externa envolve relatar irregularidades a uma agência reguladora. A SEC dos Estados Unidos foi uma das primeiras a implementar um programa de recompensa para os denunciantes e aumentou o uso, alegando sua eficácia. Sob a pressão dessas novas mudanças regulatórias para combater a fraude, diversos países propuseram o uso de recompensas monetárias para encorajar os denunciantes. No entanto, os países também estão modificando as políticas de whistleblowing de maneira que a Motivation Crowding Theory sugere que poderia resultar em efeitos contraproducentes. Esta tese é composta por três estudos sobre whistleblowing na perspectiva da Contabilidade. O primeiro estudo demonstrou como os artigos de Contabilidade e Administração abordaram a construção metodológica apropriada de experimentos sobre whistleblowing. Com base em uma amostra de 49 artigos que empregaram métodos experimentais entre 1976 e 2018, o primeiro estudo descreve questões metodológicas como, desenho da pesquisa, procedimentos da tarefa e questões da variável dependente, seleção dos participantes e vários aspectos relacionados ao reporte externo a uma agência reguladora. Além disso, examinou diversas políticas de whistleblowing de diferentes países. O segundo estudo analisou o efeito das recompensas monetárias e o canal de reporte sobre as intenções dos denunciantes. O experimento contou com 235 online participantes via Mturk. Os resultados mostram que uma recompensa monetária pode incentivar tanto pessoas com Locus de Controle (LOC) interno quanto externo à medida que a recompensa aumenta, independentemente de um canal de reporte anônimo ou não anônimo. Ainda, mostrou uma diferença significativa entre os denunciantes com LOC interno e externo quando não há incentivo monetário e o canal de denúncia não é anônimo. O terceiro estudo analisou o efeito da inclusão de um limite na recompensa monetária e o tamanho da fraude nas intenções dos denunciantes. O experimento contou com 152 online participantes via Mturk. Os resultados mostram uma consequência contraproducente quando uma política de whistleblowing inclui um teto para a recompensa monetária. De acordo com a Motivation Crowding Theory, um efeito de desincentivo pode ocorrer quando uma recompensa monetária é oferecida a uma escolha ética ou moral. Considerando isso, mostro que, quando há uma recompensa limitada e a fraude é pequena, os denunciantes têm menor probabilidade em denunciar a fraude do que quando nenhuma recompensa é oferecida. Esta dissertação contribui para a literatura da Contabilidade sobre denúncias e para a Motivation Crowding Theory. Meus resultados têm implicações importantes para legisladores e reguladores, considerando a adoção de incentivos e proteções monetárias para encorajar os denunciantes.Abstract: External whistleblowing involves reporting wrongdoing to a regulatory agency. The United States SEC was one of the first to implement a reward program for whistleblowers and has increased the use of it, going on to claim its effectiveness. Under the pressure of such new regulatory changes to fight fraud, several countries have proposed using monetary incentives to encourage whistleblowers. However, countries are also modifying whistleblowing policies in ways that Motivation Crowding Theory suggest could result in counterproductive effects. This dissertation is comprised by three studies on whistleblowing from an Accounting perspective. The first study demonstrates how papers from Accounting and Management addresses the construction of appropriate methodological experiments in whistleblowing. Also, it examines several regulatory whistleblowing policies from several countries. Based on a sample of 49 paper that employed experimental methods between 1976 to 2018, the first study describes methodological issues such as, research design, task procedures, dependent variable issues, subject selection and several aspects related to external reporting to a regulatory agency. The second study analyzes the effect of monetary rewards and the reporting channel on whistleblower intentions. The experiment employs a hypothetical scenario where 235 Amazon Mechanical Turk (Mturk) subjects answered in a third person question to control for social desirability bias (SDB). The results show that a monetary reward can encourage both internals and externals Locus of Control (LOC) as reward increases, independently of an anonymous or non-anonymous reporting channel. Additionally, I show a difference between whistleblowers with internal and external LOC when any monetary incentive is offered, and reporting channel is non-anonymous. The third study analyzes the effect of the inclusion of a limit on monetary reward and the size of fraud on whistleblower intentions. The experiment was attended by 152 Mturk subjects where they answered in a third person question to control for SDB. The results show an unintended consequence when a whistleblowing policy includes a celling to a monetary reward. According to Motivation Crowding Theory, a crowd-out effect could happen when a monetary reward is offered to an ethical or moral choice. Considering this, I show that when there is a cap reward and fraud is small, whistleblowers are less inclined to report fraud than when no reward is offered. This dissertation contributes to previous accounting literature on whistleblowing and to Motivational Crowding Theory. My results have important implications for legislators and regulators considering adopting monetary incentives and protections to encourage whistleblowers.158 p.| il., gráfs.engContabilidadeRecompensaFraudeDenúncia (Direito penal)The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGC0204-T.pdfPPGC0204-T.pdfapplication/pdf3589867https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215374/-1/PPGC0204-T.pdf05e02195c7eea46720b91fc11339aed2MD5-1123456789/2153742020-10-21 18:15:56.227oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215374Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
title The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
spellingShingle The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
Maragno, Lucas Martins Dias
Contabilidade
Recompensa
Fraude
Denúncia (Direito penal)
title_short The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
title_full The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
title_fullStr The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
title_full_unstemmed The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
title_sort The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions
author Maragno, Lucas Martins Dias
author_facet Maragno, Lucas Martins Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maragno, Lucas Martins Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, José Alonso
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Skousen, Christopher J.
contributor_str_mv Borba, José Alonso
Skousen, Christopher J.
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Contabilidade
Recompensa
Fraude
Denúncia (Direito penal)
topic Contabilidade
Recompensa
Fraude
Denúncia (Direito penal)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:15:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215374
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369414
identifier_str_mv 369414
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215374
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215374/-1/PPGC0204-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05e02195c7eea46720b91fc11339aed2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805347311288320