Aquisição ortográfica: grafias não convencionais das vogais orais do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches de Carvalho, Raquel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251867
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
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spelling Aquisição ortográfica: grafias não convencionais das vogais orais do português brasileiroLinguísticaEscritaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.Os erros ortográficos encontrados nas escritas iniciais têm sido uma importante fonte de estudos para aqueles que apresentam a análise do complexo processo de aquisição da escrita, sendo muito comuns, no processo de aprendizagem, erros relacionados aos vogais. No entanto, ainda há poucas pesquisas a esse respeito, sobretudo, no que tange à grafia de vogais orais. Portanto, este estudo, do tipo ex post facto, tem como objetivo analisar a representação gráfica de vogais orais de estudantes da 4ª série do ensino fundamental, norteando-se por objetivos específicos que visam verificar o efeito das variações fonéticas no corpus (tonicidade e altura ), delinear as variáveis ??fonológicas tipo silábico e posição na palavra, comparar as variáveis ??fonético-fonológicas, considerando o tipo de escola (pública ou privada) dos aprendizes, assim como, descrever quantitativamente e qualitativamente os erros ortográficos relacionados aos vogais orais. Os dados, extraídos do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE), propiciaram a discussão sobre as hipóteses levantadas pelos aprendizes a respeito do conhecimento linguístico deles. Os dados gerais mostram que há uma incidência maior de erros oriundos de estudantes da escola pública, apesar de algumas variáveis ??mostrarem o oposto. No que tange às variáveis ??fonéticas e fonológicas, os aprendizes tiveram maiores dificuldades em relação à escrita das vogais 'e' e 'a' e na posição pretônica, assim como, na sílaba do tipo CV e na posição inicial. Além disso, observou-se maior ocorrência de erros de natureza fonética-fonológica nos dados aqui analisados. Contudo, tais erros podem ser provenientes de uma revisitação ou reorganização de seus conhecimentos linguísticos, considerando o estágio de aprendizagem em que se encontram essas crianças.Abstract: The spelling errors found in the initial writings have been an important source of studies for those who are willing to analyze the complex process of acquisition of writing, being very common, in the learning process, errors related to vowels. However, there is still little research in this regard, especially about the spelling of oral vowels. Therefore, this study of the ex post facto type, aims to analyze the graphic representation of oral vowels of 4th grade students, guided by specific objectives that aim to verify the effect of phonetic variables on the corpus (tonicity and height), to delineate the phonological variables syllabic type and position in the word, compare the phonetic-phonological variables, considering the type of school (public or private) of the learners, as well as quantitatively and qualitatively describing the spelling errors related to oral vowels. The data, extracted from the Database of Texts for the Acquisition of Written Language (BATALE), provide discussions about the hypotheses raised by learners about their linguistic knowledge. The general data show that there is a higher incidence of errors from public school students, although some variables show the opposite. Regarding the phonetic and phonological variables, the learners presented greater difficulties in relation to the writing of the vowels 'e' and 'a' and in the pretonic position, as well as in the CV-type syllables and in the initial position. In addition, there was a higher occurrence of phonetic-phonological errors in the data analyzed here. However, such errors may come from a revisiting or reorganization of their linguistic knowledge, considering the stage of learning in which these children are.Lazzarotto-Volcão, CristianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSanches de Carvalho, Raquel2023-11-09T23:26:37Z2023-11-09T23:26:37Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 p.| tabs.application/pdf384668https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251867porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T23:26:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251867Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-09T23:26:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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