Modelo de diagnóstico do atendimento no comércio varejista de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Roberval
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102051
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Modelo de diagnóstico do atendimento no comércio varejista de pequeno porteEngenharia de produçãoPequenas e medias empresasComercio varejistaSatisfação do consumidorModelosAvaliaçãoMarketingTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A globalização, uma das características do mundo contemporâneo, tem exercido intensa influência sobre os diversos setores da sociedade. Em relação ao setor varejista, esta influência tem ocorrido de forma muito rápida. Nas cidades de porte médio, surgem os shoppings centers que, modelando os grandes pólos comerciais, causam, com suas modernidades e confortos, novas percepções. Pretende-se, nesta tese, apresentar a proposta de um Modelo de Diagnóstico do Atendimento no Comércio Varejista de Pequeno Porte, com perguntas padronizadas, criado com o objetivo de possibilitar soluções diferenciadas e eficazes passíveis de serem dinamizadas e atualizadas a todo momento, servindo, assim, como referência ao planejamento estratégico da empresa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória com os lojistas de pequeno porte do município de Blumenau-SC e com os seus clientes com o intuito de identificar as lacunas existentes entre as duas percepções quanto ao composto mercadológico. Para análise dos dados, foi realizado o teste de dependência Qui2. Uma vez respondidos os problemas da pesquisa e realizadas as conclusões sobre os objetivos específicos, com base em toda a pesquisa bibliográfica realizada para o desenvolvimento dessa tese, pôde-se propor um modelo de avaliação da satisfação de clientes a ser utilizado pelos varejistas. O modelo aplicado, a ser manuseado pelo pequeno empresário, é de fácil entendimento para os lojistas e para os clientes, apresenta uma linguagem acessível e um recurso visual facilitador, além de permitir aos proprietários o uso em seus diagnósticos contínuos.Florianópolis, SCCosta, Jane Iara Pereira daUniversidade Federal de Santa CatarinaZen, Roberval2013-07-15T23:54:51Z2013-07-15T23:54:51Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis250 f.| il., grafs., tabs.application/pdf221268http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102051porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:54:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102051Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:54:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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