Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Maria Eduarda Santiago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199696
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_fb8892d2670987afb1a663a1965ece26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199696
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAssumpção, Maria Eduarda SantiagoCruz, Dulce Márcia2019-08-08T14:04:37Z2019-08-08T14:04:37Z2019-06-25https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199696TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo principal desta pesquisa foi criar, aplicar e avaliar uma oficina de capacitação para uso de mídias, e, ao mesmo tempo, de teste de um protótipo de um jogo educativo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina voltado para formação de professores. A base teórica vem da mídia-educação, do letramento midiático e do game design possibilitando o estudo na área. O estudo de caso foi feito com o Game Comenius que tem como objetivo ensinar sobre o uso de mídias de forma crítica para diversificação das práticas didáticas. A pesquisa é qualitativa, exploratória, empírica e aplicada. Através da observação da oficina e de instrumentos de coleta como formulários de avaliação, investigamos o que os estudantes de licenciatura perceberam do processo de prototipagem, do que aprenderam sobre o jogo, possibilitando aperfeiçoar o protótipo. Os resultados mostraram que mesmo em uma turma que a maioria das pessoas não costumam jogar e não se identificam como jogadores, mais de 90% da turma conseguiu se divertir e absorver algum conhecimento com o jogo educativo. Constam nesta pesquisa os feedbacks e comentários dos questionários que revelaram dados, elogios, críticas e sugestões que levaram a equipe a mudar a forma como o protótipo do jogo estava sendo desenvolvido. É válido recomendar pesquisas futuras com o Game Comenius sugerindo outro público-alvo como forma de simular uma sala, assim como incentivar a criação de novos jogos educativos nas universidades públicas para ampliar e beneficiar na formação de futuros professores.The main goal of this research was to create, apply and evaluate a training workshop about the use of media and simultaneously test an educational game prototype developed at Universidade Federal de Santa Catarina directed to the education of teachers. The theoretical framework comes from media-education, from media literacy and game design, making the study of this subject possible. The case study was done with Game Comenius which aims to teach about the use of media as an important means of diversification of teaching practices. The research is qualitative, exploratory, empirical and applied. Through workshop observation and gathering tools such as evaluation forms we were able to explore what Education students discovered about the prototype process, learned about the game, therefore making it possible for us to improve the prototype. The results showed that even in a group that most people do not usually play and do not identify as players, more than 80% of the class managed to have fun and absorb some knowledge with the educational game. This research contains the feedbacks and comments from the questionnaires that revealed data, praise, criticism and suggestions that led the team to change the way the game prototype was being developed. It’s important to propose future research with Game Comenius using a different target market as a way of simulating a classroom, and furthermore encourage the development of new educational games in public universities to broaden the options for the education of future teachers.Florianópolis, SCMídia-educaçãoLetramentoJogo educativoOficinasOficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comeniusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199696/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALMaria Eduarda Santiago Assumpção.pdfMaria Eduarda Santiago Assumpção.pdfapplication/pdf2239947https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199696/1/Maria%20Eduarda%20Santiago%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf869d36c33f2b091e07b0c6fcd02145deMD51123456789/1996962019-08-08 11:04:37.738oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T14:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
title Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
spellingShingle Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
Assumpção, Maria Eduarda Santiago
Mídia-educação
Letramento
Jogo educativo
Oficinas
title_short Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
title_full Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
title_fullStr Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
title_full_unstemmed Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
title_sort Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius
author Assumpção, Maria Eduarda Santiago
author_facet Assumpção, Maria Eduarda Santiago
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Maria Eduarda Santiago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
contributor_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-educação
Letramento
Jogo educativo
Oficinas
topic Mídia-educação
Letramento
Jogo educativo
Oficinas
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T14:04:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-08T14:04:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199696
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199696/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199696/1/Maria%20Eduarda%20Santiago%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
869d36c33f2b091e07b0c6fcd02145de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805227528257536