Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185516
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_ed30cc26a3ec0af4300b943eb677e0ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185516
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMüller, Ana Cristina Nunes GomesCruz, Dulce Márcia2018-04-13T19:32:10Z2018-04-13T19:32:10Z2017351495https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185516Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Há muitas carências de formação docente sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's) nas escolas e na prática pedagógica do professor. Esta realidade estimulou a criação de um jogo digital de educação para as mídias dentro de uma Universidade Pública, no Centro de Educação. O Game Comenius visava propor o desenvolvimento dos letramentos digitais para os professores de educação básica e estudantes de licenciatura. O objetivo desta dissertação era relatar, por meio de um Estudo de Caso, uma parte do processo de produção do jogo digital Comenius, cuja proposta foi a formação docente de educação para as mídias. Para o embasamento teórico deste trabalho, foram utilizados os conceitos de Mídia-Educação, Letramentos Digitais e Eventos de letramento, como a definição de Jogo, Jogo Digital e Jogo Digital e Educação. Também foi utilizado como base o Processo de Produção deste artefato cultural. As etapas de pré-produção e produção foram utilizadas para descrever uma parte do processo de desenvolvimento do Game Comenius. Como o jogo ainda continuou em desenvolvimento, a etapa de pós-produção não foi contemplada. Foram analisados os letramentos digitais desenvolvidos pelos participantes nos testes dos protótipos das oficinas de formação. As principais conclusões foram que a produção de um jogo digital de educação para as mídias trouxe uma contribuição para a formação docente no que tange ao conhecimento dos jogadores sobre o planejamento e execução das aulas com as mídias digitais. Por fim, concluímos que a proposta do artefato cultural ficar futuramente disponível de forma on-line e gratuita comprovou a ideia de uma educação sem fronteiras e agregadora, que teve como objetivo proporcionar aprendizagens de forma crítica e reflexiva sobre o uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Tal afirmação se justificou porque o Game Comenius visava propor uma reflexão de educar com, para e através das mídias, desenvolvendo letramentos digitais a partir do modelo ideológico, valorizando as práticas de letramento de seus jogadores.Abstract: There are many teacher training needs on the use of information and communication technologies (ICTs) in schools and the teacher's pedagogical practice. This reality stimulated the creation of an educational digital game for the media within a Public University, in the Education Center. Game Comenius aimed to propose the development of digital literacy for elementary school teachers and students coursing licentiation. The purpose of this dissertation was to report through a Case Study, a part of the production process of the digital game Comenius, whose proposal was the educational formation of education for the media. For the theoretical basis of this work, the concepts of Media-Education, Digital Literature and Literacy Events were used, such as the definition of Game, Digital Game and Digital Game and Education. The Production Process of this cultural artifact was also used as a basis. The pre-production and production steps were used to describe a part of the Game Comenius development process. The Production Process of this cultural artifact was also used as a basis. The pre-production and production steps were used to describe a part of the Game Comenius development process. As the game still continued in development, the post-production stage was not contemplated. The digital literacy developed by the participants in the prototype tests of the training workshops were analyzed. The main conclusions were that the production of a digital game of media education brought a contribution for the training of teachers about the knowledge of the players about the planning and execution of the classes with the digital media. Finally we concluded that the cultural artifact proposed, available in a free online form, later proved the idea of an education without borders and aggregators, whose goal was to provide a critical and reflexive learning about the use of digital media in the process Teaching and Learning. This statement was justified because the Comenius game aimed to propose a reflection of educating with, for and through the media, the development of digital literacies from the ideological model, valuing the literacy practices of its players.175 p.| ils., tabs.porEducaçãoJogos por computadorMídia digitalLetramento digitalGame Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1276-D.pdfPEED1276-D.pdfapplication/pdf3611037https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/185516/-1/PEED1276-D.pdf3d1da1dcc0983ad5ca51af462c43946bMD5-1123456789/1855162018-04-13 16:32:11.467oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185516Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:32:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
title Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
spellingShingle Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
Educação
Jogos por computador
Mídia digital
Letramento digital
title_short Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
title_full Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
title_fullStr Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
title_full_unstemmed Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
title_sort Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
author Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
author_facet Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
contributor_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Jogos por computador
Mídia digital
Letramento digital
topic Educação
Jogos por computador
Mídia digital
Letramento digital
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-13T19:32:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-13T19:32:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185516
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 351495
identifier_str_mv 351495
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.| ils., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/185516/-1/PEED1276-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d1da1dcc0983ad5ca51af462c43946b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805269834104832