Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214999
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_fbb0bf18def01379dff1fdf8c36fbd6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214999
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental IEducaçãoTeatro na educaçãoEnsino fundamentalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Lev Semyonovich Vigotski (1896- 1934) dedicou boa parte de sua vida para o teatro. Discorreu, em seus aportes, acerca do teatro na educação e soube mediar com pertinência, conceitos base para se pensar a arte teatral na Rússia. São princípios e pressupostos que se fazem atuais para se pensar a educação em Arte e o Teatro na Educação no Brasil (criação, imaginação, vivência, dentre outros). Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, busca apreender, no contexto da obra de Vigotski, as suas contribuições sobre arte teatral e linguagem artística e os possíveis desdobramentos para o exercício da docência em teatro na educação básica e o lugar da mediação e criação no âmbito escolar. Logo, problematizamos, no projeto, o espaço para pensar a criação da criança pertencente ao Ensino Fundamental I no Brasil e do papel do docente em Arte (campo específico do Teatro), no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de lançar um olhar para a BNCC, de modo a circunscrever dissonâncias para a efetiva educação em Teatro, na análise do documento em seu processo de implementação e em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural. Portanto, a pesquisa busca contribuir com a produção do conhecimento na área da Pedagogia do Teatro e da Educação, questionando o caráter meritocrático, mensuratório e multiculturalista do documento Base Nacional Comum Curricular na área de Arte ? Teatro, documento que norteará a elaboração dos currículos em todo o território nacional.Abstract: Lev Semyonovich Vigotski (1896-1934) devoted much of his life to theater. He spoke in his contributions about theater in education and knew how to mediate with pertinence, basic concepts for thinking the theatrical art in Russia. These are principles and assumptions that are current to think about art education and theater in education in Brazil (creation, imagination, experience, among others). This research, of bibliographic and documentary nature, seeks to apprehend, in the context of Vigotski's work, his contributions about theatrical art and artistic language and the possible consequences for the exercise of teaching in theater in basic education and the place of mediation and creation in school environment. Therefore, we problematized, in the project, the space to think about the creation of the child belonging to Elementary School I in Brazil and the role of the teacher in Art (specific field of Theater) in the document Common National Curriculum. It is a matter of taking a look at the BNCC, in order to circumscribe dissonances for effective theater education, in the analysis of the document in its implementation process, in dialogue with the Historical-Cultural Theory. Therefore, The research seeks to contribute to the production of knowledge in the area of Theater Pedagogy and Education, questioning the meritocratic, measurable and multiculturalist character of the document Common National Curriculum in the area of Art - Theater, a document that will guide the preparation of curricula in all over the national territory.Schlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Matheus Vinícius de Sousa2020-10-21T21:12:05Z2020-10-21T21:12:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis144 p.| il., tabs.application/pdf369096https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214999porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
title Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
spellingShingle Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa
Educação
Teatro na educação
Ensino fundamental
title_short Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
title_full Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
title_fullStr Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
title_sort Para além do trágico? : desafios para pensar a perspectiva histórico-cultural na base nacional comum curricular no campo do teatro no ensino fundamental I
author Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa
author_facet Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Matheus Vinícius de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teatro na educação
Ensino fundamental
topic Educação
Teatro na educação
Ensino fundamental
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:12:05Z
2020-10-21T21:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369096
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214999
identifier_str_mv 369096
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652096929529856