Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133438
Resumo: Kuhn, Thaline Thiesen. Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses / Thalin Thiesen Kuhn; orientador, Cláudia Regina Flores; coorientador, Joseane Pinto de Arruda. - Florianópolis, SC, 2015. 174p.Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_fc6d670d15e2f8de2aab9a02c6ff25b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133438
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares CatarinensesGeometriaDesenhoGrupo escolarKuhn, Thaline Thiesen. Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses / Thalin Thiesen Kuhn; orientador, Cláudia Regina Flores; coorientador, Joseane Pinto de Arruda. - Florianópolis, SC, 2015. 174p.Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teórico metodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.2015-06-29T12:32:09Z2015-06-29T12:32:09Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133438Kuhn, Thaline Thiesenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-29T12:32:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133438Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-06-29T12:32:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
title Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
spellingShingle Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
Kuhn, Thaline Thiesen
Geometria
Desenho
Grupo escolar
title_short Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
title_full Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
title_fullStr Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
title_full_unstemmed Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
title_sort Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Desenho
Grupo escolar
topic Geometria
Desenho
Grupo escolar
description Kuhn, Thaline Thiesen. Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses / Thalin Thiesen Kuhn; orientador, Cláudia Regina Flores; coorientador, Joseane Pinto de Arruda. - Florianópolis, SC, 2015. 174p.Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29T12:32:09Z
2015-06-29T12:32:09Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133438
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652198668664832