Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118 |
Resumo: | Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais. |
id |
UFSC_7cb9846d8ffa6dd0495c790e65449180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203118 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.História da Educação MatemáticaGeometriaDesenhoGrupo EscolarEnsino PrimárioEsta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.2019-12-18T12:26:07Z2019-12-18T12:26:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118Kuhn, Thaline Thiesenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:26:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:26:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
title |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
spellingShingle |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Kuhn, Thaline Thiesen História da Educação Matemática Geometria Desenho Grupo Escolar Ensino Primário |
title_short |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
title_full |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
title_fullStr |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
title_full_unstemmed |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
title_sort |
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. |
author |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_facet |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Thaline Thiesen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Geometria Desenho Grupo Escolar Ensino Primário |
topic |
História da Educação Matemática Geometria Desenho Grupo Escolar Ensino Primário |
description |
Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-12-18T12:26:07Z 2019-12-18T12:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652211857653760 |