A química em Libras: desenvolvendo um glossário de sinais-termo químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barth, Maitê Thainara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228875
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
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spelling A química em Libras: desenvolvendo um glossário de sinais-termo químicoLibrasSinal-termoEnsino de QuímicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaA Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a forma de comunicação e expressão de estudantes surdos, sendo a partir dela que relacionam-se com demais indivíduos e com conhecimentos abordados na escola. Ao refletir sobre as aulas de Química, tem-se a dominância de abordagens oralistas e tradicionais, ou seja, estratégias que são consideradas facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, como uso de imagens e experimentos, pouco são exploradas. A partir de uma investigação iniciada em 2020 em um projeto de extensão, tendo como enfoque a busca pela sinalização Química em Libras no YouTube, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas ao todo 448 palavras e 841 sinais-termo, presentes em diversos vídeos, canais, artigos e pesquisas. Considerando-se o material inventariado no YouTube e nas bases de dados descritas anteriormente, apresenta-se nesta pesquisa o desenvolvimento de um glossário de sinalizações Químicas para disponibilizar um repositório com a sinalização identificadas e facilitar a divulgação de um material que auxilie estudantes surdos, Tradutores e Intérpretes da Língua de Sinais e professores e futuros professores de Química. A metodologia da pesquisa envolveu a formação de uma equipe de criação de sinais-termo, sendo composta por profissionais da Libras e da Química, uma vez que é necessário respeitar o rigor científico do conceito químico e os aspectos gramaticais da Libras, e estruturação de um glossário digital no formato de um site. Pela quantidade de material encontrado, os sinais-termo foram organizados em categorias, sendo elas: Química Geral, Química Orgânica, Bioquímica, Nome de Cientistas, Materiais de Laboratório, Verbos Utilizados nas Aulas, Substâncias Químicas, Elementos Químicos e Outros. Por conta do tempo investido em todas as etapas da pesquisa, somente a categoria de Química Geral foi validada, resultando em 158 palavras e 267 sinais-termo. Nesta primeira versão do glossário, tivemos incorporados 100 palavras e 172 sinais-termo, tendo como passos futuros novas versões aprimorando a quantidade de material disponibilizado. Ainda, divulgaremos nas escolas e universidades da região de Blumenau e, por conta da facilidade de compartilhamento do meio digital, esperamos que chegue a todo o Brasil.Blumenau, SCFaria, Fernanda Luiza deFariaCorrêa, Fabiana SchmittUniversidade Federal de Santa CatarinaBarth, Maitê Thainara2021-10-08T15:44:26Z2021-10-08T15:44:26Z2021-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228875info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-08T15:44:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228875Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-08T15:44:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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