Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela Karine
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamentalEducaçãoTecnologia da informaçãoAprendizagemEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios. Destacamos que este tipo de atividade pode ser realizada por meio do suporte da Internet. A partir disso, o objetivo do trabalho foi analisar as possibilidades e os limites da aprendizagem colaborativa apoiada por computador no processo escolar. Neste sentido para promover a colaboração utilizamos como estratégia pedagógica a "proposta de desafios", criados a partir da metodologia da problematização e do modelo descrito pela WebQuest. Esta atividade baseada em desafios foi aplicada em uma escola pública da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, envolvendo duas turmas de oitava série, uma matutina e outra vespertina, na disciplina de História. O envolvimento de duas turmas tornou necessário o uso de um recurso tecnológico para viabilizar o desenvolvimento da atividade, pois os alunos estavam em tempos e espaço diferentes. O planejamento da atividade e a sua análise foi baseada, principalmente, nas idéias de Vygotsky e, também, nos elementos e princípios descritos na Teoria da Atividade. A partir disso, conseguimos identificar as contrições e limites deste tipo de atividade. E, ainda, discutimos a colaboração como divisão de tarefas. Por outro lado, vislumbramos a colaboração como modo de socialização do ser humano e estratégia para construção de conhecimentos a partir de uma postura ativa e solidária.Florianópolis, SCBianchetti, LucídioQuartiero, Elisa MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Daniela Karine2013-07-16T01:01:24Z2013-07-16T01:01:24Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf213401http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:01:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:01:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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