Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_fc84219254ea48c8bce6a9952175ea00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102462 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamentalEducaçãoTecnologia da informaçãoAprendizagemEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios. Destacamos que este tipo de atividade pode ser realizada por meio do suporte da Internet. A partir disso, o objetivo do trabalho foi analisar as possibilidades e os limites da aprendizagem colaborativa apoiada por computador no processo escolar. Neste sentido para promover a colaboração utilizamos como estratégia pedagógica a "proposta de desafios", criados a partir da metodologia da problematização e do modelo descrito pela WebQuest. Esta atividade baseada em desafios foi aplicada em uma escola pública da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, envolvendo duas turmas de oitava série, uma matutina e outra vespertina, na disciplina de História. O envolvimento de duas turmas tornou necessário o uso de um recurso tecnológico para viabilizar o desenvolvimento da atividade, pois os alunos estavam em tempos e espaço diferentes. O planejamento da atividade e a sua análise foi baseada, principalmente, nas idéias de Vygotsky e, também, nos elementos e princípios descritos na Teoria da Atividade. A partir disso, conseguimos identificar as contrições e limites deste tipo de atividade. E, ainda, discutimos a colaboração como divisão de tarefas. Por outro lado, vislumbramos a colaboração como modo de socialização do ser humano e estratégia para construção de conhecimentos a partir de uma postura ativa e solidária.Florianópolis, SCBianchetti, LucídioQuartiero, Elisa MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Daniela Karine2013-07-16T01:01:24Z2013-07-16T01:01:24Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf213401http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:01:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:01:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental Ramos, Daniela Karine Educação Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental |
author |
Ramos, Daniela Karine |
author_facet |
Ramos, Daniela Karine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bianchetti, Lucídio Quartiero, Elisa Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
topic |
Educação Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:01:24Z 2013-07-16T01:01:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
213401 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462 |
identifier_str_mv |
213401 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651902597988352 |