Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina Santos Matos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030
Resumo: Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269
id UFSC_fcabb32083596328e415d995df695128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/217030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda LodiAlda LodiInternacionalizaçãoHistória da educação matemáticaDisponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269Este artigo analisa as anotações de Alda Lodi (1929) relacionadas ao ensino de problemas matemáticos durante sua temporada no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Nosso objetivo aqui é duplo. Por um lado, o conteúdo de suas anotações feitas em Nova Iorque e sua atuação profissional em Belo Horizonte nos ajudam a refletir sobre o processo de internacionalização do debate educacional (Matasci, 2015, 2016; Valente, 2017) no Brasil. A conexão entre seus registros como aluna e suas aulas como professora formadora são indícios das articulações entre o local e o internacional, que são parte constitutiva desse processo. Por outro lado, o exame do debate sobre o ensino de problemas matemáticos que vemos no caderno de Lodi sinaliza como os saberes da matemática escolar dialogaram com os saberes da psicologia da aprendizagem a partir de questões como a do raciocínio e da inteligência. O exame desses dois aspectos procura explorar alguns dos elementos que contribuem para a compreensão das dinâmicas de profissionalização, constituição e circulação dos saberes da matemática escolar, a partir da trajetória de Alda Lodi.Revista de Matemática, Ensino e Cultura2020-10-31T14:03:44Z2020-10-31T14:03:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020.1980-3141https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030Rocha, Ana Cristina Santos MatosValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-31T14:03:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-31T14:03:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
title Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
spellingShingle Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
Rocha, Ana Cristina Santos Matos
Alda Lodi
Internacionalização
História da educação matemática
title_short Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
title_full Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
title_fullStr Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
title_full_unstemmed Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
title_sort Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
author Rocha, Ana Cristina Santos Matos
author_facet Rocha, Ana Cristina Santos Matos
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Cristina Santos Matos
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Alda Lodi
Internacionalização
História da educação matemática
topic Alda Lodi
Internacionalização
História da educação matemática
description Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-31T14:03:44Z
2020-10-31T14:03:44Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020.
1980-3141
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030
identifier_str_mv ROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020.
1980-3141
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura
publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078956937216