Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_fd311e1d8178cc3a4ac676a722b6f872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95903 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadasEducaçãoFlorianopolis (SC)Educação infantilAvaliaçãoCrechesFlorianopolis (SC)Qualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA presente pesquisa teve como objeto compreender a democratização da Educação Infantil no município de Florianópolis, analisando em especial uma das recentes estratégias de ampliação do atendimento: as #creches ampliadas#. Neste sentido a pesquisa evidenciou as tensões sempre presentes e atuais a respeito da dualidade entre a quantidade e a qualidade. Partiu-se da luta pela Educação para Todos, datada do Manifesto dos Pioneiros de 1932, chegando-se aos avanços inscritos nas Constituições Federais e Leis de Diretrizes e Bases (LDBs) com relação ao direito à Educação e, mais recentemente, com a inserção do direito das crianças de 0 a 6 anos à educação, resultado das lutas dos movimentos sociais em prol da democratização da educação para todos. Como a expansão do atendimento diz respeito à quantidade, foi preciso, também, trazer os elementos da qualidade para a pesquisa. Assim, no nosso país, em cumprimento às metas do PNE/2001, foram estabelecidos os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil em 2006; posteriormente, em 2009, foram publicados os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, com o objetivo de incentivar e promover a avaliação da qualidade da educação oferecida às crianças, fornecendo um instrumento que auxilia instituições educativas e redes de ensino nesta tarefa. Nesta pesquisa procurou-se analisar a expansão da Educação Infantil em Florianópolis, identificando-se as principais estratégias de ampliação utilizadas pelos governos municipais desde o início do funcionamento da rede de educação infantil pública. Focalizou-se, em especial, a estratégia da atual gestão de ampliação das instituições, convertendo-as no que vem sendo conhecido como #creches ampliadas#. Esta estratégia tem sido a que mais impacto produziu na expansão de atendimento. Procurou-se identificar os critérios de seleção das instituições que sofreram esta ampliação, considerando as regiões do município, confrontando-se estes critérios com as #listas de espera#, os dados populacionais e os dados de cobertura de atendimento de crianças com faixa etária de 0 a 5 anos. Tendo isto presente, procurou-se identificar, por meio de entrevistas realizadas em uma #creche ampliada#, quais seriam os impactos desta ampliação no espaço físico, na gestão, na organização do trabalho pedagógico e do trabalho coletivo dos professores e na atuação dos demais profissionais. Procurou-se, deste modo, averiguar as relações entre este #modelo# e a qualidade do atendimento oferecido às crianças que o frequentamFlorianópolis, SCCampos, Roselane de FatimaUniversidade Federal de Santa CatarinaOestreich, Marlise2012-10-26T06:59:40Z2012-10-26T06:59:40Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 p.| grafs., tabs.application/pdf299985http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:47:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:47:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
title |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
spellingShingle |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas Oestreich, Marlise Educação Florianopolis (SC) Educação infantil Avaliação Creches Florianopolis (SC) Qualidade (Educação) |
title_short |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
title_full |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
title_fullStr |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
title_full_unstemmed |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
title_sort |
Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas |
author |
Oestreich, Marlise |
author_facet |
Oestreich, Marlise |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Roselane de Fatima Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oestreich, Marlise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Florianopolis (SC) Educação infantil Avaliação Creches Florianopolis (SC) Qualidade (Educação) |
topic |
Educação Florianopolis (SC) Educação infantil Avaliação Creches Florianopolis (SC) Qualidade (Educação) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T06:59:40Z 2012-10-26T06:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
299985 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903 |
identifier_str_mv |
299985 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
209 p.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652145139908608 |