O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328 |
Resumo: | A ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente. |
id |
UFSC_fd313f633910b3e9e31b0d57a6866ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199328 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOSLúdicoPortfólioFormação de professoresA ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente.2019-07-26T18:06:10Z2019-07-26T18:06:10Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328MONTEIRO, Andréa Cristina GomesWALTER, FláviaSCHWAMBACH, Daiane Mattporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:06:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199328Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:06:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
title |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes Lúdico Portfólio Formação de professores |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS |
author |
MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes |
author_facet |
MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes WALTER, Flávia SCHWAMBACH, Daiane Matt |
author_role |
author |
author2 |
WALTER, Flávia SCHWAMBACH, Daiane Matt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes WALTER, Flávia SCHWAMBACH, Daiane Matt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Portfólio Formação de professores |
topic |
Lúdico Portfólio Formação de professores |
description |
A ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T18:06:10Z 2019-07-26T18:06:10Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651891445334016 |