O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: WALTER, Flávia, SCHWAMBACH, Daiane Matt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328
Resumo: A ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente.
id UFSC_fd313f633910b3e9e31b0d57a6866ee5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199328
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOSLúdicoPortfólioFormação de professoresA ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente.2019-07-26T18:06:10Z2019-07-26T18:06:10Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328MONTEIRO, Andréa Cristina GomesWALTER, FláviaSCHWAMBACH, Daiane Mattporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:06:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199328Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:06:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
title O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes
Lúdico
Portfólio
Formação de professores
title_short O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
title_full O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
title_sort O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
author MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes
author_facet MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes
WALTER, Flávia
SCHWAMBACH, Daiane Matt
author_role author
author2 WALTER, Flávia
SCHWAMBACH, Daiane Matt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes
WALTER, Flávia
SCHWAMBACH, Daiane Matt
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Portfólio
Formação de professores
topic Lúdico
Portfólio
Formação de professores
description A ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:06:10Z
2019-07-26T18:06:10Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651891445334016