Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_fd5b5da1222f5c2782145caca7c4757e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182069 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SCAdministraçãoLiderançaEscolas públicasAdministraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.A dissertação é resultado de um estudo sobre a aplicação do modelo de líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC em relação ao resultado obtido no Ideb 2015. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o impacto do líder 10X no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa reunie autores como Bergamini (1994) e Stefano (2008) para discorrer sobre liderança, fundamentou com Collins e Hansen (2012) a liderança 10x e no que diz respeito à educação básica, a principal autora foi Lück (2000, 2008, 2009). A pesquisa se caracteriza como um estudo multicaso, positivista, de caráter dedutivo, qualitativo e descritivo, e utiliza entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Como principais resultados da pesquisa, pode-se verificar o impacto positivo que o líder 10X tem no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O líder impacta a escola através de sua experiência, tanto como docente quanto em cargos gerenciais, a capacidade de envolver da comunidade, das ações consistentes e melhoria contínua, da tomada de decisão, da hipervigilância e estar sempre se precavendo, do clima da escola, bem como de aspectos relacionados ao pedagógico e à liderança. Ademais, constatou-se que o bom desempenho no Ideb é consequência de um bom aprendizado.Abstract : The dissertation is the result of a study on the application of the 10X leader model in the result of the high performance public schools of the city of Joinville / SC in relation to the result obtained in Ideb 2015. The general objective of the work is to analyze the impact of the leader 10X in the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The theoretical basis used to guide the research brings together authors such as Bergamini (1994) and Stefano (2008) to discuss leadership, based with Collins and Hansen (2012) the 10X leadership and with regard to basic education, the main author was Lück (2000, 2008, 2009). The research is characterized as a multivessel, positivistic study, with a deductive, qualitative and descriptive character, and uses semi-structured interviews as a data collection instrument. As the main results of the research, one can verify the positive impact that the 10X leader has on the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The leader impacts the school through his experience, both as a teacher and in managerial positions, the ability to involve the community, consistent actions and continuous improvement, decision making, hypervigilance and always being cautious, the school climate, As well as aspects related to pedagogy and leadership. In addition, it was verified that the good performance in Ideb is a consequence of a good learning.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzatti, Guilherme2017-12-12T03:26:16Z2017-12-12T03:26:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 p.| il., gráfs.application/pdf349658https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-12T03:26:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-12T03:26:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
title |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
spellingShingle |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC Rizzatti, Guilherme Administração Liderança Escolas públicas Administração |
title_short |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
title_full |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
title_fullStr |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
title_full_unstemmed |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
title_sort |
Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC |
author |
Rizzatti, Guilherme |
author_facet |
Rizzatti, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maurício Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzatti, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Liderança Escolas públicas Administração |
topic |
Administração Liderança Escolas públicas Administração |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T03:26:16Z 2017-12-12T03:26:16Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
349658 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069 |
identifier_str_mv |
349658 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
188 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651941474992128 |