Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzatti, Guilherme
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
id UFSC_fd5b5da1222f5c2782145caca7c4757e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182069
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SCAdministraçãoLiderançaEscolas públicasAdministraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.A dissertação é resultado de um estudo sobre a aplicação do modelo de líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC em relação ao resultado obtido no Ideb 2015. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o impacto do líder 10X no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa reunie autores como Bergamini (1994) e Stefano (2008) para discorrer sobre liderança, fundamentou com Collins e Hansen (2012) a liderança 10x e no que diz respeito à educação básica, a principal autora foi Lück (2000, 2008, 2009). A pesquisa se caracteriza como um estudo multicaso, positivista, de caráter dedutivo, qualitativo e descritivo, e utiliza entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Como principais resultados da pesquisa, pode-se verificar o impacto positivo que o líder 10X tem no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O líder impacta a escola através de sua experiência, tanto como docente quanto em cargos gerenciais, a capacidade de envolver da comunidade, das ações consistentes e melhoria contínua, da tomada de decisão, da hipervigilância e estar sempre se precavendo, do clima da escola, bem como de aspectos relacionados ao pedagógico e à liderança. Ademais, constatou-se que o bom desempenho no Ideb é consequência de um bom aprendizado.Abstract : The dissertation is the result of a study on the application of the 10X leader model in the result of the high performance public schools of the city of Joinville / SC in relation to the result obtained in Ideb 2015. The general objective of the work is to analyze the impact of the leader 10X in the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The theoretical basis used to guide the research brings together authors such as Bergamini (1994) and Stefano (2008) to discuss leadership, based with Collins and Hansen (2012) the 10X leadership and with regard to basic education, the main author was Lück (2000, 2008, 2009). The research is characterized as a multivessel, positivistic study, with a deductive, qualitative and descriptive character, and uses semi-structured interviews as a data collection instrument. As the main results of the research, one can verify the positive impact that the 10X leader has on the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The leader impacts the school through his experience, both as a teacher and in managerial positions, the ability to involve the community, consistent actions and continuous improvement, decision making, hypervigilance and always being cautious, the school climate, As well as aspects related to pedagogy and leadership. In addition, it was verified that the good performance in Ideb is a consequence of a good learning.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzatti, Guilherme2017-12-12T03:26:16Z2017-12-12T03:26:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 p.| il., gráfs.application/pdf349658https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-12T03:26:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-12T03:26:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
title Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
spellingShingle Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
Rizzatti, Guilherme
Administração
Liderança
Escolas públicas
Administração
title_short Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
title_full Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
title_fullStr Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
title_full_unstemmed Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
title_sort Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC
author Rizzatti, Guilherme
author_facet Rizzatti, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maurício Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzatti, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Liderança
Escolas públicas
Administração
topic Administração
Liderança
Escolas públicas
Administração
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T03:26:16Z
2017-12-12T03:26:16Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349658
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069
identifier_str_mv 349658
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651941474992128