Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198650 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_fdadc890378ab5a3aa221534968a486f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198650 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCAEducaçãoPolíticas públicasTecnologia educacionalCultura escolarInclusão digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A sociedade de rede e a necessidade de novas instituições que exerçam o controle humano das tecnologias nos fazem refletir a respeito da importância da emancipação do sujeito crítico, capaz de dominar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e se apropriar delas, visando à transformação social. Esse empoderamento precisa existir também aos excluídos digitais, ou sociais, para que eles possam fazer parte das relações construídas em rede não apenas enquanto consumidor de informação, mas também como produtor de conhecimento. O lugar em que essa mudança de concepção de conhecimento deve ocorrer é na escola, com o financiamento de políticas públicas que garantam infraestrutura e formação aos docentes e alunos relativa às possibilidades de exploração e uso dessa tecnologia enquanto ferramenta pedagógica, objeto de estudo e meio de expressão para transformação do contexto dessa escola. Essa foi a perspectiva crítica que nessa pesquisa sintetizamos no termo formação apropriativa. Diante disso, foi realizada uma investigação sobre a presença das tecnologias digitais de informação e comunicação na cultura escolar sob a seguinte hipótese: se a entrada das TDIC nas escolas não vem associada com uma formação apropriativa, isso é para o uso das TDIC enquanto ferramenta, meio de expressão e objeto de estudo então ela poderia não se integrar à cultura escolar, perdendo-se na obsolescência do equipamento. O ponto de partida foi um estudo de caso das escolas que receberam o Projeto Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina (Projeto UCA/SC), uma vez que essas escolas receberam dispositivos para todos os alunos com o intuito de serem usados em um contexto 1:1 e também formação continuada para os professores. No estado de Santa Catarina, essa formação teve dois anos, um a mais do que o previsto pelo Projeto UCA. O desenvolvimento de um segundo ciclo surgiu da demanda dos docentes das escolas participantes junto à equipe de formação, que elaborou esse novo conteúdo. Em SC, 12 escolas participaram do Projeto, sendo que 10 delas participaram de toda a formação. Dessas 10 escolas, oito fizeram parte desta pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das escolas, uma vez que eles respondem tanto pela instituição, como também são a ponte de todos os membros que compõem a comunidade escolar. Através dos eixos estrutura básica para as TDIC na escola e formação apropriativa , foi criado um panorama a respeito das TDIC na cultura escolar para avaliação da hipótese.Abstract : The network society and the need for new institutions that exercise human control over technologies make us reflect on the importance of the emancipation of the critical subject. That which is capable of dominating the Digital Information and Communication Technologies (digital ICT) and appropriating them, aiming at social transformation. This empowerment must also exist for the digital or social excluded, so that they can be part of networked relationships not only as consumers of information but also as knowledge producers. This change of conception of knowledge must take place in schools. It shall happen with financing of public policies that guarantee infrastructure and training, to both teachers and students. And, regarding the possibilities of exploration and use of this technology, it should be seen as a pedagogical tool, an object of study and as means of expression for transforming the context of the school. This was the critical perspective that in this research we synthesize in the term appropriative formation . Therefore, an investigation on the presence of digital information and communication technologies in school culture took place, under the following hypothesis: if the entrance of the digital ICTs in schools is not associated with an appropriate training, that is for the use of digital ICTs as a tool, as means of expression and as an object of study then it could not integrate itself into the school culture, losing itself with the obsolescence of the equipment. The starting point was a case study of the schools that received the One Laptop Per Child Project in the State of Santa Catarina (UCA Project / SC), since these schools received devices for all students with the intention of being used in a 1 on 1 context and also received continued training for teachers. In the state of Santa Catarina, this training lasted two years, one year more than foreseen by the UCA Project.The development of a second cycle arose from the demand of the teachers of the participating schools towards the training team, who elaborated this new content. In SC, 12 schools participated in the Project, 10 of which participated in the whole training. Of these 10 schools, eight were part of this research. It were performed semi-structured interviews with the managers of the schools, since they respond for the institution, but are also the bridge between all members that make up the school community. To evaluate the hypothesis, a panorama was created regarding the Digital ICTs in school culture, using the axis digital ICTs basic structure in school and appropriative formation .Bergmann, Juliana Cristina FaggionUniversidade Federal de Santa CatarinaVital, Tainá Revelles2019-07-25T11:56:20Z2019-07-25T11:56:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| tabs.application/pdf357941https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198650porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:56:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198650Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:56:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
title |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA Vital, Tainá Revelles Educação Políticas públicas Tecnologia educacional Cultura escolar Inclusão digital |
title_short |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
title_full |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
title_sort |
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA |
author |
Vital, Tainá Revelles |
author_facet |
Vital, Tainá Revelles |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergmann, Juliana Cristina Faggion Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Tainá Revelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Políticas públicas Tecnologia educacional Cultura escolar Inclusão digital |
topic |
Educação Políticas públicas Tecnologia educacional Cultura escolar Inclusão digital |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T11:56:20Z 2019-07-25T11:56:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
357941 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198650 |
identifier_str_mv |
357941 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 p.| tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652293814353920 |