O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Yhandê
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191010
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.
id UFSC_fdb484e1b37a4109a4c1cfa0707743d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191010
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAguiar, YhandêVoigt, Márcio Roberto2018-11-01T18:55:12Z2018-11-01T18:55:12Z2018-06-08https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191010TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.Billie Holiday é um expressivo nome da primeira vertente do Jazz, o swing. Contudo, seu nome não é associado aos impactos que o jazz teve na luta pelos direitos civis dos negros nos EUA. O jazz pode ser visto como um movimento social que se relacionou diretamente com o movimento pelos direitos civis, e a carreira de Billie Holiday parece ter sido menosprezada também como contribuinte de mudanças na tradição do protesto através de música. Diante disso, este trabalho teve por objetivo analisar aspectos cruciais da carreira de Billie Holiday de forma a verificar se os mesmos podem ser entendidos como também relevantes para a relação do jazz e do movimento pelos direitos civis, mesmo considerando que sua carreira acabou no ano em que foi cristalizado o movimento. Através da análise de aspectos chave da sua carreira, os mesmos foram discutidos sob a luz da história social (Hobsbawm, 2015) e do feminismo negro (Angela Davis, 1998). A análise dessas informações revelou um caráter pioneiro na forma de Holliday fazer música e de politizá-la. Ainda, demonstrou que a carreira de Billie Holiday é não apenas possível como um símbolo para o movimento mas também um frutífero caminho para pensar a conjuntura do movimento pelos direitos civis 20 anos antes da sua cristalização na década de 1960.88 f.Florianópolis, SCBillie HolidayJazzMovimentos pelos Direitos Civis nos EUAO jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191010/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALYHANDÊ TCC VERSÃO FINAL.pdfYHANDÊ TCC VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1779097https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191010/1/YHANDE%cc%82%20TCC%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf452d4f3e78ea53090cc0a8aa5d1e3f31MD51123456789/1910102018-11-01 15:55:14.428oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T18:55:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
title O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
spellingShingle O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
Aguiar, Yhandê
Billie Holiday
Jazz
Movimentos pelos Direitos Civis nos EUA
title_short O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
title_full O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
title_fullStr O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
title_full_unstemmed O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
title_sort O jazz de Billie Holiday e o movimento pelos direitos civis nos EUA (1915-1959).
author Aguiar, Yhandê
author_facet Aguiar, Yhandê
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Yhandê
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voigt, Márcio Roberto
contributor_str_mv Voigt, Márcio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Billie Holiday
Jazz
Movimentos pelos Direitos Civis nos EUA
topic Billie Holiday
Jazz
Movimentos pelos Direitos Civis nos EUA
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em História.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-01T18:55:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-01T18:55:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191010
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191010/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191010/1/YHANDE%cc%82%20TCC%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
452d4f3e78ea53090cc0a8aa5d1e3f31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805033132752896