O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_fdd34098a72fb2d32bacfe75756eddb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196197 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vividoParquecriançaEducação Infantilbrincadeirafaz de contaprática educativaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo fazer refletir sobre o espaço do parque na educação infantil, partindo do vivido na sétima fase do curso de Pedagogia, durante meu estágio, no Núcleo de Educação Infantil Orisvaldina Silva, localizado no município de Florianópolis. Nesse campo e tempo, vivenciei momentos de experiências com crianças de três a quatro anos. Sabendo que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, o espaço de direitos das crianças de zero a seis anos, deve, assim, permitir a vivência da infância plena. O tempo vivido no parque é um momento importante de troca de experiências entre todos que o habitam. O parque é um espaço que possibilita interações entre os pares e as diferentes relações que nele acontecem. Abordando esse assunto, no desenvolvimento deste trabalho, os procedimentos metodológicos consistiram de estudos bibliográficos e empiria, utilizando os registros de estágio, memorial final, os registros fotográficos, a observação participante, sempre partindo das informações que as crianças apresentavam. Observando e analisando as maneiras como as crianças transformam esse espaço em um lugar social, construído por elas e, assim, deixando suas marcas; conhecendo e mergulhando nos universos infantis, percebi que as crianças, especialmente, no parque, dão vazão aos movimentos, às brincadeiras, à imaginação... Nesse sentido, a presença e o planejamento do professor são bastante importantes para garantir que as crianças tenham seus direitos alcançados.Florianópolis, SCAgostinho, Kátia AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaJeremias, Andressa Fabiana Fanhani2019-05-24T12:12:31Z2019-05-24T12:12:31Z2013-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T12:12:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196197Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T12:12:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
title |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
spellingShingle |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani Parque criança Educação Infantil brincadeira faz de conta prática educativa |
title_short |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
title_full |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
title_fullStr |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
title_full_unstemmed |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
title_sort |
O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido |
author |
Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani |
author_facet |
Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agostinho, Kátia Adair Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parque criança Educação Infantil brincadeira faz de conta prática educativa |
topic |
Parque criança Educação Infantil brincadeira faz de conta prática educativa |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-21 2019-05-24T12:12:31Z 2019-05-24T12:12:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652299371806720 |