O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_fdd34098a72fb2d32bacfe75756eddb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196197
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vividoParquecriançaEducação Infantilbrincadeirafaz de contaprática educativaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo fazer refletir sobre o espaço do parque na educação infantil, partindo do vivido na sétima fase do curso de Pedagogia, durante meu estágio, no Núcleo de Educação Infantil Orisvaldina Silva, localizado no município de Florianópolis. Nesse campo e tempo, vivenciei momentos de experiências com crianças de três a quatro anos. Sabendo que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, o espaço de direitos das crianças de zero a seis anos, deve, assim, permitir a vivência da infância plena. O tempo vivido no parque é um momento importante de troca de experiências entre todos que o habitam. O parque é um espaço que possibilita interações entre os pares e as diferentes relações que nele acontecem. Abordando esse assunto, no desenvolvimento deste trabalho, os procedimentos metodológicos consistiram de estudos bibliográficos e empiria, utilizando os registros de estágio, memorial final, os registros fotográficos, a observação participante, sempre partindo das informações que as crianças apresentavam. Observando e analisando as maneiras como as crianças transformam esse espaço em um lugar social, construído por elas e, assim, deixando suas marcas; conhecendo e mergulhando nos universos infantis, percebi que as crianças, especialmente, no parque, dão vazão aos movimentos, às brincadeiras, à imaginação... Nesse sentido, a presença e o planejamento do professor são bastante importantes para garantir que as crianças tenham seus direitos alcançados.Florianópolis, SCAgostinho, Kátia AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaJeremias, Andressa Fabiana Fanhani2019-05-24T12:12:31Z2019-05-24T12:12:31Z2013-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T12:12:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196197Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T12:12:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
title O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
spellingShingle O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani
Parque
criança
Educação Infantil
brincadeira
faz de conta
prática educativa
title_short O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
title_full O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
title_fullStr O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
title_full_unstemmed O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
title_sort O espaço do parque na Educação Infantil: uma análise a partir do vivido
author Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani
author_facet Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agostinho, Kátia Adair
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeremias, Andressa Fabiana Fanhani
dc.subject.por.fl_str_mv Parque
criança
Educação Infantil
brincadeira
faz de conta
prática educativa
topic Parque
criança
Educação Infantil
brincadeira
faz de conta
prática educativa
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
2019-05-24T12:12:31Z
2019-05-24T12:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299371806720