A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, GEÓRGIA RAFAELA BATISTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190614
Resumo: A universidade deve resgatar sua essência de instituição social, como defendido e disseminado por Chauí (2003), para se adaptar e sobreviver a uma sociedade cada vez mais questionadora do seu papel, da mesma forma, que sofre redução nas políticas de financiamento por parte do Estado. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é trazer uma reflexão sobre a concepção de uma universidade e a sua relação com a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, começamos com a concepção atual de uma universidade, contextualizado a partir do seu processo histórico. No segundo momento, identificamos o servidor técnico-administrativo em educação na universidade brasileira pública federal e apresentamos suas jornadas de trabalho vigentes. Em seguida, refletimos sobre as políticas institucionais que possuem como finalidade normatizar a flexibilização da jornada de trabalho. Ao final, retornamos ao nosso ponto de partida e identificamos que políticas institucionais devem ser empregadas pela universidade para fins de adequação à legislação, de modo a revelar novas compreensões referentes às relações entre a universidade e o processo de estudo da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores.
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