Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fernando Gallego
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11193
Resumo: A presente monografia tem por objeto a análise do fenômeno da flexibilização do direito trabalhista observado nos últimos anos, culminando com a reforma trabalhista trazida pela lei nº 13.467/2017. O enfoque específico do trabalho é a análise temporal da flexibilização da jornada de trabalho que culminou com o aparecimento do trabalho intermitente e a disponibilização da jornada laboral. A análise do assunto comporta incursões na seara dos direitos constitucional e do trabalho. Para tanto, adota-se uma pesquisa de natureza exploratória, pautada na revisão bibliográfica, pois se busca na doutrina, legislação, dados obtidos através de livros, publicações, da internet, artigos, dentre outras fontes, elementos para a compreensão do problema de pesquisa. Com um desenvolvimento histórico e atual do direito trabalhista, discorre-se sobre as principais alterações da recente reforma, apresentando-se na sequência os limites constitucionais e doutrinários acerca da jornada de trabalho que por fim culminam na criação das figuras jurídicas elencadas nos novos art. 58, 58-A, 59, 59-A, 611-A e art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diante do exposto, concluiu-se que a flexibilização das leis trabalhistas consiste em medidas de natureza jurídica que tem finalidade social e econômica de conferir às empresas a possibilidade se ajustar às contingências rápidas ou continuas do sistema econômico, desde que verificadas as peculiaridades do potencial efeito insalubre da jornada nos casos materiais específicos. Assim, a realização dessa pesquisa é de interesse geral, pois a flexibilização das leis trabalhistas permite que se faça modificações no ambiente de trabalho para que possa ajustar ao mercado econômico flutuante.
id Ânima_a87a78b5cdeb856dc667f6d881ce6cac
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11193
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhistaFlexibilizaçãoJornadaLimites constitucionaisA presente monografia tem por objeto a análise do fenômeno da flexibilização do direito trabalhista observado nos últimos anos, culminando com a reforma trabalhista trazida pela lei nº 13.467/2017. O enfoque específico do trabalho é a análise temporal da flexibilização da jornada de trabalho que culminou com o aparecimento do trabalho intermitente e a disponibilização da jornada laboral. A análise do assunto comporta incursões na seara dos direitos constitucional e do trabalho. Para tanto, adota-se uma pesquisa de natureza exploratória, pautada na revisão bibliográfica, pois se busca na doutrina, legislação, dados obtidos através de livros, publicações, da internet, artigos, dentre outras fontes, elementos para a compreensão do problema de pesquisa. Com um desenvolvimento histórico e atual do direito trabalhista, discorre-se sobre as principais alterações da recente reforma, apresentando-se na sequência os limites constitucionais e doutrinários acerca da jornada de trabalho que por fim culminam na criação das figuras jurídicas elencadas nos novos art. 58, 58-A, 59, 59-A, 611-A e art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diante do exposto, concluiu-se que a flexibilização das leis trabalhistas consiste em medidas de natureza jurídica que tem finalidade social e econômica de conferir às empresas a possibilidade se ajustar às contingências rápidas ou continuas do sistema econômico, desde que verificadas as peculiaridades do potencial efeito insalubre da jornada nos casos materiais específicos. Assim, a realização dessa pesquisa é de interesse geral, pois a flexibilização das leis trabalhistas permite que se faça modificações no ambiente de trabalho para que possa ajustar ao mercado econômico flutuante.Lima, Jorge Luiz deDias, Fernando Gallego2018-07-12T14:59:10Z2020-11-29T06:24:39Z2018-07-12T14:59:10Z2020-11-29T06:24:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11193Direito - Unisul VirtualPalhoça, SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-04T21:25:08Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11193Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-04T21:25:08Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
title Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
spellingShingle Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
Dias, Fernando Gallego
Flexibilização
Jornada
Limites constitucionais
title_short Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
title_full Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
title_fullStr Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
title_full_unstemmed Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
title_sort Efeitos da flexibilização da jornada de trabalho na reforma trabalhista
author Dias, Fernando Gallego
author_facet Dias, Fernando Gallego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jorge Luiz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Fernando Gallego
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilização
Jornada
Limites constitucionais
topic Flexibilização
Jornada
Limites constitucionais
description A presente monografia tem por objeto a análise do fenômeno da flexibilização do direito trabalhista observado nos últimos anos, culminando com a reforma trabalhista trazida pela lei nº 13.467/2017. O enfoque específico do trabalho é a análise temporal da flexibilização da jornada de trabalho que culminou com o aparecimento do trabalho intermitente e a disponibilização da jornada laboral. A análise do assunto comporta incursões na seara dos direitos constitucional e do trabalho. Para tanto, adota-se uma pesquisa de natureza exploratória, pautada na revisão bibliográfica, pois se busca na doutrina, legislação, dados obtidos através de livros, publicações, da internet, artigos, dentre outras fontes, elementos para a compreensão do problema de pesquisa. Com um desenvolvimento histórico e atual do direito trabalhista, discorre-se sobre as principais alterações da recente reforma, apresentando-se na sequência os limites constitucionais e doutrinários acerca da jornada de trabalho que por fim culminam na criação das figuras jurídicas elencadas nos novos art. 58, 58-A, 59, 59-A, 611-A e art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diante do exposto, concluiu-se que a flexibilização das leis trabalhistas consiste em medidas de natureza jurídica que tem finalidade social e econômica de conferir às empresas a possibilidade se ajustar às contingências rápidas ou continuas do sistema econômico, desde que verificadas as peculiaridades do potencial efeito insalubre da jornada nos casos materiais específicos. Assim, a realização dessa pesquisa é de interesse geral, pois a flexibilização das leis trabalhistas permite que se faça modificações no ambiente de trabalho para que possa ajustar ao mercado econômico flutuante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12T14:59:10Z
2018-07-12T14:59:10Z
2018
2020-11-29T06:24:39Z
2020-11-29T06:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11193
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853822771200