A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190614 |
Resumo: | A universidade deve resgatar sua essência de instituição social, como defendido e disseminado por Chauí (2003), para se adaptar e sobreviver a uma sociedade cada vez mais questionadora do seu papel, da mesma forma, que sofre redução nas políticas de financiamento por parte do Estado. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é trazer uma reflexão sobre a concepção de uma universidade e a sua relação com a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, começamos com a concepção atual de uma universidade, contextualizado a partir do seu processo histórico. No segundo momento, identificamos o servidor técnico-administrativo em educação na universidade brasileira pública federal e apresentamos suas jornadas de trabalho vigentes. Em seguida, refletimos sobre as políticas institucionais que possuem como finalidade normatizar a flexibilização da jornada de trabalho. Ao final, retornamos ao nosso ponto de partida e identificamos que políticas institucionais devem ser empregadas pela universidade para fins de adequação à legislação, de modo a revelar novas compreensões referentes às relações entre a universidade e o processo de estudo da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores. |
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A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHOA universidade deve resgatar sua essência de instituição social, como defendido e disseminado por Chauí (2003), para se adaptar e sobreviver a uma sociedade cada vez mais questionadora do seu papel, da mesma forma, que sofre redução nas políticas de financiamento por parte do Estado. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é trazer uma reflexão sobre a concepção de uma universidade e a sua relação com a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, começamos com a concepção atual de uma universidade, contextualizado a partir do seu processo histórico. No segundo momento, identificamos o servidor técnico-administrativo em educação na universidade brasileira pública federal e apresentamos suas jornadas de trabalho vigentes. Em seguida, refletimos sobre as políticas institucionais que possuem como finalidade normatizar a flexibilização da jornada de trabalho. Ao final, retornamos ao nosso ponto de partida e identificamos que políticas institucionais devem ser empregadas pela universidade para fins de adequação à legislação, de modo a revelar novas compreensões referentes às relações entre a universidade e o processo de estudo da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores.INPEAU/UFSC2018-10-17T21:02:56Z2018-10-17T21:02:56Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190614BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRASILVA, GEÓRGIA RAFAELA BATISTAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T21:02:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-17T21:02:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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