A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882 |
Resumo: | A transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico. |
id |
UFSC_fe144626dd030a03d59dcd173f90d009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243882 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICOA transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:00:40Z2023-01-19T15:00:40Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882SILVA, KARINA DAOLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DESOUSA, DYLLMAR ALVES DESOUZA, ÉLITON DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:00:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:00:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
title |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
spellingShingle |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SILVA, KARINA DA |
title_short |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
title_full |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
title_fullStr |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
title_full_unstemmed |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
title_sort |
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
author |
SILVA, KARINA DA |
author_facet |
SILVA, KARINA DA OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE SOUSA, DYLLMAR ALVES DE SOUZA, ÉLITON DA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE SOUSA, DYLLMAR ALVES DE SOUZA, ÉLITON DA SILVA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, KARINA DA OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE SOUSA, DYLLMAR ALVES DE SOUZA, ÉLITON DA SILVA |
description |
A transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T15:00:40Z 2023-01-19T15:00:40Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652016285646848 |