Fatores associados ao desempenho dos alunos de Engenharia de Produção no ENADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251830 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2023. |
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Fatores associados ao desempenho dos alunos de Engenharia de Produção no ENADECiênciaDesempenhoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores associados ao desempenho no componente específico dos alunos concluintes da graduação em Engenharia de Produção, com base nos resultados do ENADE 2019. Para consecução do objetivo proposto, foi ajustado um modelo de Regressão Linear Hierárquica de dois níveis para identificar os possíveis fatores de nível 1 ? aluno ? e de nível 2 ? IES ? associados ao desempenho. Inicialmente, foram construídas por meio do modelo de resposta gradual da Teoria da Resposta ao Item (TRI), as medidas de percepção dos alunos acerca das condições do processo formativo em três dimensões: organização didático-pedagógica; infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. Posteriormente, essas medidas de percepção e os demais fatores foram inseridos como variáveis explicativas nos modelos de regressões hierárquicas. Com a inclusão das medidas de percepção do aluno no modelo, constatou-se que um maior nível de percepção dos aspectos da organização didático-pedagógica e da infraestrutura e das instalações físicas do curso impactam positivamente no desempenho dos alunos no ENADE. No entanto, ao analisar o efeito do nível de percepção do aluno acerca das oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do curso, verificou-se um impacto negativo no desempenho. Dessa análise, os demais fatores de nível 1 ? aluno ? observados ou medidos nos alunos com associação positiva com o desempenho foram: participar de programas e ou atividades curriculares no exterior, ingressar por políticas de ação afirmativa ou inclusão social, ter pais com nível de escolarização maior, ler três ou mais livros ao ano, estudar quatro ou mais horas por semana, ter maior nível de renda familiar e realizar o ensino médio em escola privada ou no exterior. Com relação aos fatores de nível 2 ? IES ? com efeito positivo no desempenho: maior nível de percepção da infraestrutura e das instalações físicas da IES e curso não localizado na região norte. Ademais, os resultados do modelo indicaram interações significativas entre a categoria administrativa das IES e os fatores: bolsa acadêmica, idade do aluno, sexo, nota padronizada da proporção de professores doutores e percepção da organização didático-pedagógica da IES. Como implicações desta pesquisa, espera-se que o modelo proposto forneça aos gestores educacionais subsídios para elaboração de ações visando o alcance de melhores resultados nas IES, visto que foram identificados os fatores facilitadores para a aquisição de conhecimento pelo aluno, sendo alguns desses passíveis de sofrer intervenções por parte das IES e de governos.Abstract: This research aimed to analyze the factors associated with performance in the specific component of students graduating in Production Engineering, based on the results of ENADE 2019. To achieve the proposed objective, a two-level Hierarchical Linear Regression model was adjusted to identify possible factors at level 1 ? student ? and level 2 ? HEI ? associated with performance. Initially, measures of student perception regarding the conditions of the training process in three dimensions were constructed using the gradual response model of the Item Response Theory (IRT): didactic-pedagogical organization; infrastructure and physical facilities and opportunities to expand academic and professional training. Subsequently, these perception measures and other factors were inserted as explanatory variables in the hierarchical regression models. With the inclusion of student perception measures in the model, it was found that a higher level of perception of aspects of the didactic-pedagogical organization and the infrastructure and physical facilities of the course have a positive impact on students' performance in ENADE. However, when analyzing the effect of the student's level of perception regarding opportunities to expand the course's academic and professional training, a negative impact on performance was found. From this analysis, the other level 1 factors ? student ? observed or measured in students with a positive association with performance were: participating in programs and/or curricular activities abroad, entering through affirmative action or social inclusion policies, having parents with a level of higher level of schooling, reading three or more books a year, studying four or more hours a week, having a higher level of family income and completing secondary education in a private school or abroad. Regarding level 2 factors ? HEI ? with a positive effect on performance: higher level of perception of the infrastructure and physical facilities of the HEI and course not located in the northern region. Furthermore, the results of the model indicated significant interactions between the administrative category of the HEIs and the factors: academic scholarship, student age, gender, standardized score for the proportion of professors with doctorates and perception of the didactic-pedagogical organization of the HEI. As implications of this research, it is expected that the proposed model will provide educational managers with subsidies for the development of actions aimed at achieving better results in HEIs, as facilitating factors for the acquisition of knowledge by students have been identified, some of which are capable of suffer interventions from HEIs and governments.Andrade, Dalton Francisco deBarbetta, Pedro AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaLanga, Fernanda Ramos2023-11-07T23:27:04Z2023-11-07T23:27:04Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| tabs.application/pdf384595https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251830porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T19:50:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-09T19:50:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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