Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/790 |
Resumo: | Apontar os principais fatores associado ao desempenho acadêmico, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, pode contribuir na construção e inovação de políticas públicas educacionais. Dessa forma, o estudo teve como objetivo associar o desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com as variáveis referentes à escolaridade estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal. Participaram 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes do curso de licenciatura em Educação Física participantes no ENADE 2017. Para coleta e análise dos dados foram explorados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontaram, dentre outros fatores, um maior desempenho por parte dos estudantes que cursaram a Educação Básica na modalidade de ensino privado, bem como os que cursaram o Ensino Médio na modalidade de Cursos Técnicos Profissionalizantes e que tiveram auxílios de bolsas acadêmicas durante a graduação. Por outro lado, evidenciou-se um menor desempenho pertencem aos estudantes que cursaram a modalidade |
id |
UNICID_78c291a656f1447428141debb0b5ebd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/790 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADEEnsino superiorDesempenho acadêmicoFormação de professoresApontar os principais fatores associado ao desempenho acadêmico, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, pode contribuir na construção e inovação de políticas públicas educacionais. Dessa forma, o estudo teve como objetivo associar o desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com as variáveis referentes à escolaridade estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal. Participaram 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes do curso de licenciatura em Educação Física participantes no ENADE 2017. Para coleta e análise dos dados foram explorados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontaram, dentre outros fatores, um maior desempenho por parte dos estudantes que cursaram a Educação Básica na modalidade de ensino privado, bem como os que cursaram o Ensino Médio na modalidade de Cursos Técnicos Profissionalizantes e que tiveram auxílios de bolsas acadêmicas durante a graduação. Por outro lado, evidenciou-se um menor desempenho pertencem aos estudantes que cursaram a modalidade Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/79010.26843/v13.n1.2020.790.p44-57Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-57Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-57Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-571982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/790/726Copyright (c) 2019 Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Paulo Henrique Rodrigues da Silva, Leandro Araújo de Sousa, José Airton de Freitas Pontes Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros Filho, Antonio Evanildo CardosoSilva, Lucas Souzada Silva, Paulo Henrique Rodriguesde Sousa, Leandro AraújoPontes Junior, José Airton de Freitas2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/790Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
title |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
spellingShingle |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE de Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso Ensino superior Desempenho acadêmico Formação de professores |
title_short |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
title_full |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
title_fullStr |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
title_full_unstemmed |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
title_sort |
Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE |
author |
de Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso |
author_facet |
de Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso Silva, Lucas Souza da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Sousa, Leandro Araújo Pontes Junior, José Airton de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucas Souza da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Sousa, Leandro Araújo Pontes Junior, José Airton de Freitas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso Silva, Lucas Souza da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Sousa, Leandro Araújo Pontes Junior, José Airton de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Desempenho acadêmico Formação de professores |
topic |
Ensino superior Desempenho acadêmico Formação de professores |
description |
Apontar os principais fatores associado ao desempenho acadêmico, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, pode contribuir na construção e inovação de políticas públicas educacionais. Dessa forma, o estudo teve como objetivo associar o desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com as variáveis referentes à escolaridade estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal. Participaram 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes do curso de licenciatura em Educação Física participantes no ENADE 2017. Para coleta e análise dos dados foram explorados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontaram, dentre outros fatores, um maior desempenho por parte dos estudantes que cursaram a Educação Básica na modalidade de ensino privado, bem como os que cursaram o Ensino Médio na modalidade de Cursos Técnicos Profissionalizantes e que tiveram auxílios de bolsas acadêmicas durante a graduação. Por outro lado, evidenciou-se um menor desempenho pertencem aos estudantes que cursaram a modalidade |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/790 10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/790 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/790/726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-57 Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-57 Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 44-57 1982-8632 10.26843/ae.v13.n1.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140451401728 |