O jornal escolar on-line produzido no ensino médio: uma análise crítica de gêneros
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219202 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020. |
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O jornal escolar on-line produzido no ensino médio: uma análise crítica de gênerosLinguísticaJornalismo escolarGêneros textuaisEnsino médioTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.O jornal escolar tem sido, há bastante tempo, uma ferramenta produtiva de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. No cenário recente, o jornal escolar on-line (JEO) redesenha essa atuação ao se apresentar como possibilidade concreta das novas tecnologias digitais da informação e comunicação. Esta tese investiga o jornal escolar on-line produzido no Ensino Médio, em termos de seu perfil, dos discursos materializados e de sua relação com o jornalismo da mídia hegemônica, quanto à mobilização de práticas sociais críticas e emancipadas. Para tanto, a Análise Crítica de Gêneros sustenta a verificação do papel do gênero, neste caso do hipergênero JEO, tanto para a manutenção de estruturas de poder quanto para transformações sociais. O enquadramento da Análise Crítica de Gêneros aqui adotado é o de Bonini (2013; 2017), que compreende a articulação das bases teóricas de Fairclough (2003), quanto ao conceito de práticas sociais, de Bakhtin (2011 [1952-1953]), a respeito da noção de gêneros, e de Paulo Freire (1967), no que se refere à ideia de transitividade crítica. Além disso, recorre-se, principalmente, à concepção de letramento jornalístico crítico, a partir do que apontam Buckingham (2003) e Bonini (2019). Quanto à metodologia, esta pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no paradigma interpretativo-crítico (DENZIN; LINCON, 2006), analisando um corpus formado por quatro JEOs que resultaram de um amplo levantamento de jornais escolares produzidos na Educação Básica e divulgados na internet. Os resultados da pesquisa evidenciam: a) um número ainda reduzido de experiências com o JEO no Ensino Médio no contexto da Educação Básica; b) que exemplares já encampam características desse contexto digital, como as arroladas em Palacios (2003) sobre o webjornalismo; c) que os discursos materializados nos JEOs compõem-se de representações de mundo do jornalismo dominante, salvo poucos textos que indicam posicionamentos contra hegemônicos por meio de um discurso mais ativista; e d) possibilidades de práticas emancipadas e críticas, quando as práticas dos JEOs se aproximam dos princípios do jornalismo comunitário.Abstract: The school newspaper has long been a productive tool for teaching and learning Portuguese. In the recent scenario, the online school newspaper redesigns this action by presenting itself as a concrete possibility of the new digital information and communication technologies. This thesis aims to investigate the online school newspaper produced in high school, in terms of its profile, materialized discourses, and its relationship with the journalism of the hegemonic media, regarding the mobilization of critical and emancipated social practices. To this end, the Critical Genre Analysis upholds this thesis by supporting the verification of the role of genre, in this case of the hypergenre online school newspaper, both for the maintenance of power structures and for social transformations. The framework of Critical Genre Analysis adopted here is that of Bonini (2013; 2017), which comprises the articulation of the theoretical bases of Fairclough (2003), regarding the concept of social practices, by Bakhtin (2011 [1952-1953]), as for the notion of discourse genres, and Paulo Freire (1967), concerning the idea of critical transitivity. Besides, we resort mainly to the concept of critical journalistic literacy, based on what Buckingham (2003) and Bonini (2019) point out. As for the methodology, the research, of qualitative nature, fits into the interpretative-critical paradigm (DENZIN; LINCON, 2006), analyzing a corpus formed by four online school newspaper that resulted from a wide survey of school newspapers produced in basic education and disclosed on the Internet. The research results show: a) a still small number of experiences with online school newspaper in High School in the context of Basic Education; b) that some samples already present characteristics of this digital context, such as those listed in Palacios (2003) on web journalism; c) that the discourses materialized in the online school newspapers are composed of representations of the world of dominant journalism, except for a few texts that indicate positions against those that are hegemonic through a more activist discourse; and d) possibilities of emancipated and critical practices, when the practices of online school newspapers approach the principles of community journalism.Bonini, AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaYano, Daniella de Cássia2021-01-14T18:05:34Z2021-01-14T18:05:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis217 p.| il.application/pdf370794https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219202porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:05:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219202Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:05:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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