“Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emily Katlen da Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_cdfb7805ce7e54bf2af47dfebd4b8316
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245893
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciaisInfânciaCriançaEducação InfantilAnos IniciaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender como o tema relativo à transição da criança da educação infantil para os anos iniciais tem sido tratado nas publicações acadêmicas. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, realizada por meio de levantamento de artigos publicados na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil, utilizando o indexador “transição da educação infantil”, sem definição de recorte temporal e revista específica, e análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) entre os anos de 2014 a 2017, publicados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina – TCC Pedagogia, utilizando o mesmo indexador. Partimos do pressuposto de que as crianças seguem com necessidades de criança ao entrarem na escola, e não apenas de estudantes. Na contramão disso, observa-se cada vez mais cedo, uma hipervalorização das tarefas de estudante, em detrimento do tempo de viver a infância e suas idades. O referido tema é relevante no processo de formação docente e nos interroga sobre como temos olhado para a criança e a infância dos anos iniciais do ensino fundamental? Na construção de sínteses deste trabalho, evidencia-se mudanças radicais na passagem e nas atribuições destinadas às crianças e a infância na escola, assim como uma preocupação que indica a necessidade de redefinir rotas, o lugar e o como recebê-la na instituição dos anos iniciais. Nesse caminho de mudanças necessárias, destaca-se que as crianças podem querer e gostar de ir para escola, mas é preciso criar cenários de aprendizagem que faça com que essas crianças sejam parte constitutiva de uma nova cultura e linguagens da infância.Florianópolis, SC.Souza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Emily Katlen da Silva dos2023-05-18T15:23:00Z2023-05-18T15:23:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:23:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:23:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
title “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
spellingShingle “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
Santos, Emily Katlen da Silva dos
Infância
Criança
Educação Infantil
Anos Iniciais
title_short “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
title_full “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
title_fullStr “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
title_full_unstemmed “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
title_sort “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
author Santos, Emily Katlen da Silva dos
author_facet Santos, Emily Katlen da Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emily Katlen da Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Criança
Educação Infantil
Anos Iniciais
topic Infância
Criança
Educação Infantil
Anos Iniciais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2023-05-18T15:23:00Z
2023-05-18T15:23:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652137841819648