Juventudes negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Camila da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206046
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantana, Camila da SilvaPassos, Joana Celia dos2020-03-31T14:41:20Z2020-03-31T14:41:20Z2018358940https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206046Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa aborda as juventudes negras nas convivências e espaços de sociabilidade do bairro Ribeirão da Ilha (Sul da Ilha de Florianópolis - SC). O estudo visa verificar como se dá o processo de construção da identidade racial e cultural de jovens negros(as) residentes no bairro, tido como de forte influência da cultura açoriana. No bairro Ribeirão da Ilha, a cultura de traços açorianos é muito presente ainda hoje na arquitetura, culinária, festas. A pesquisa focaliza as juventudes negras, suas identidades e sociabilidades, considerando a identidade um fator importante na constituição desses indivíduos. A identidade é dinâmica e se constrói ao longo do tempo, marcada pelas escolhas, situações, representatividades, condições cotidianas, etc. Compreender as condições juvenis é fundamental para estudar todas essas relações sociais e culturais. Este trabalho aborda a categoria juventudes , partindo do princípio de que não definimos apenas uma juventude no Brasil, o Estatuto da Juventude considera a idade entre 15 e 29 anos - mas uma pluralidade. Foram priorizados, como procedimentos de pesquisa, a observação participante em espaços de sociabilidades juvenis no bairro e realizadas rodas de conversas. Dialogou-se com os(as) autores(as) que discutem as questões raciais e as juventudes. Foi necessário conhecer as experiências destes(as) jovens negros(as), suas dúvidas acerca do mundo em que vivem, respeitando as suas singularidades. Os(as) jovens apontaram a dificuldade de ver reconhecida a cultura negra no bairro, bem como, indicam o degrau que separa os(as) mais jovens e os(as) moradores(as) mais velhos(as) no bairro. Entendem que há uma cultura negra na localidade que não é visibilizada e nem reconhecida diante da cultura açoriana, a única legitimada e transmitida. Apontam que a cultura negra não vai ser mostrada porque nunca foi ensinada, o que denuncia traços do colonialismo na construção desse bairro. Os(as) jovens negros(as) percebem que estão imersos em uma comunidade que não está aberta para as mudança e reproduzem uma cultura hierárquica de controle e poder , de acordo com o que foi ensinado geracionalmente. Os(as) jovens apresentam ideias inovadoras para a comunidade, mas não têm motivação para realizar mudanças estruturais na localidade. Percebemos a necessidade de trabalhar e debater essa temática das relações raciais e culturais nas instituições escolares, nas universidades e na sociedade, e que é que preciso apresentar as pluralidades de histórias no bairro do Ribeirão da Ilha para que todos(as) possam conhecer a localidade.Abstract : The present study dicusses the interaction and the sociability of the black youth in the neighbourhood of Ribeirão da Ilha (South of the Island of Florianópolis SC). The research aims at checking the construction of racial or ethnic cultural identity of the black youth residing in that neighbourhood permeated by the strong presence of Azorean Culture. In Ribeirão da Ilha, the traces of Azorean Culture are very present in the architecture, cuisine and parties. The research focuses on black youth, their identity and sociability, considering the identity as an important factor of formation of these individuals. The identity is dynamic and built over the years marked by choices, situations, representation, everyday conditions, etc. Understanding the young conditions is key to study all these social and cultural relations. This study approaches the youth category taking into consideration its plurality once Brazilian Statue of Youth considers the ages from 15 to 29. The main methodolical procedues of this research are the active observation in spaces of youth sociability in the neighbourhood and conversations. The theoretical background presents authors that discuss racial identity and youth. It was necessary to know the experiences of the black youth, their doubts concerning the world they live in, respecting their singularities. The youth pointed the lack of acknowledgement of the black culture in the neighbourhood, as well as the difficulty of dialog between them and the older residents. They understand that there is a black culture there which is not identified or recognized as well as the Azorean Culture, the only legitimate.They point that the black culture is not legitimate because it is never taught, reporting traces of colonialism in the development of the neighbourhood. The black youth noticed they are submerged in a community that is not opened for changes and that reproduces a hierarchic culture of control and power. The youth present innovative ideas for the community but they are not motivated to make these structural changes. We noticed the necessity to work and discuss this theme of racial and cultural relations in schools, universities and society because there is a need to present the plurality of stories in the neighbourhood of Ribeirão da Ilha so everybody can get to know this place.182 p.| il.porEducaçãoJovensNegrosJuventudes negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1378-D.pdfPEED1378-D.pdfapplication/pdf2197085https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/206046/-1/PEED1378-D.pdf17e8d452ecfe563e0c316b59a1078905MD5-1123456789/2060462020-03-31 11:41:20.298oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206046Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:41:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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