Ferramenta em código aberto para geração de geometria de casco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appel, Luiz Guilherme de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249200
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
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spelling Ferramenta em código aberto para geração de geometria de cascoProjeto de NavioGeometria de CascoEmbarcações DeslocantesMétodo de Curvas ParamétricasOctaveTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.O presente documento se dedica à apresentação de uma rotina para geração de geometrias de casco para embarcações deslocantes de superfície, utilizadas em transportes e serviços marítimos. Detalhes de implementação e orientações sobre o uso são fornecidos ao longo do texto, juntamente com a rotina na íntegra em anexo, em formato de linha de código de linguagem aberta Octave. O trabalho se inicia contextualizando o processo de geração de geometria de casco e sua função na grande tarefa de projeto de embarcações. A seguir discorre-se sobre os conceitos físicos relevantes ao algoritmo e suas respectivas representações matemáticas. É fornecido então detalhamento a respeito da metodologia aplicada na implementação da rotina, juntamente com as oportunas orientações ao usuário na utilização da mesma. Por fim são visitados alguns casos para fins de validação do funcionamento da ferramenta e discussão de seus limites de aplicação.This document is dedicated to the presentation of a routine for generating hull geometries for surface-going displacing hulls used for maritime transportation and services. Implementation details and usage guidance are provided throughout the text, with full routine attached, written in the Octave open source language. The text begins by contextualizing the hull geometry generation process and it’s function in the great task of aship design. Thereafter, physical concepts relevant to said algorithm and their respective mathematical representations are presented. Following, details are provided regarding the methodology applied in the implementation of the routine, together with guidance to the user in it’s use. Finally, some cases are visited in order to validate the tool’s operation and estabilish it’s application limits.Joinville, SC.Tancredi, Thiago PontinWeihmann, LucasUniversidade Federal de Santa Catarina.Appel, Luiz Guilherme de Oliveira2023-08-02T16:56:05Z2023-08-02T16:56:05Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249200Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-08-02T16:56:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249200Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-02T16:56:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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