Análise quantitativa dos acidentes de navegação em águas brasileiras entre 2006 e 2015
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181786 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Análise quantitativa dos acidentes de navegação em águas brasileiras entre 2006 e 2015Acidentes com EmbarcaçõesAnáliseProjeto de NaviosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O termo “acidente marítimo” designa todo acontecimento ou sequência de acontecimentos, que tenha resultado em qualquer das ocorrências com envolvimento relacionado à operação de um navio. No setor naval, a busca pela diminuição de eventualidades ocasionadas em mar, rios e lagos é constante. No entanto, acidentes com embarcações se tornaram manchetes marcantes em 2017, motivando a busca por medidas de proteção para passageiros e tripulantes que utilizam este meio de transporte. Dessa forma, este trabalho propõe uma análise dos acidentes de navegação em águas brasileiras a partir de julgamentos no Tribunal Marítimo. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental baseada na coleta de dados através dos resultados dos acórdãos entre 2006 e 2015, não considerando o ano de 2014, pois o banco de dados era insuficiente e traria disparidades em relação às análises dos demais anos. Foi efetuada uma análise estatística dos dados, com o objetivo de classificar os tipos de acidentes mais recorrentes e as principais causas determinantes; além dos tipos de embarcações envolvidas nas ocorrências dos acidentes nas regiões e estados brasileiros. A fim de analisar os dados, foram verificados os eventos com maior frequência, maior número de fatalidades e ocorrências com vítimas fatais. Como resultado do estudo, verificou-se que nos últimos 10 anos o naufrágio de embarcações de médio porte foi estatisticamente o mais representativo dos acidentes analisados e, consequentemente, provocou um elevado número de vítimas fatais, relacionado a causas determinantes consequentes de falhas humanas. Acidentes envolvendo lanchas a motor representaram a maior parcela de ocorrências, porém barcos a motor provocaram o maior número de fatalidades. De acordo com o levantamento, a região Sudeste possuiu os maiores registros de eventos e na região Norte foi contabilizado a maior estatística de mortes em acidentes de navegação no Brasil.Joinville, SCTancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz, Henrique Hermes2017-12-06T16:37:36Z2017-12-06T16:37:36Z2017-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis101 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181786porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-06T16:37:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181786Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-06T16:37:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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