Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
id |
UFSC_ffe2b0366171fa3bb498a0c84477766a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220710 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamentoMatemática escolar.Matemática do cotidiano.Ensino de matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoEste trabalho tem como objetivo problematizar o papel da matemática que se ensina na escola, tomando como pressuposto a polaridade matemática escolar e matemática cotidiana. Os seguintes questionamentos tornam-se os problemas da pesquisa: que matemática é ensinada na escola? Qual a função da matemática escolar? A partir de então, propomos uma reflexão acerca da matemática escolar e da matemática cotidiana e em seguida tomamos algumas entrevistas realizadas com famílias de agricultores como forma de problematizar a concepção de que teoria e prática são duas coisas distintas e a ideia de que a matemática que se aprende na escola, quando não associada com o cotidiano, não faz sentido algum. Por fim,propomos um exercício de pensamento que coloca as funções atribuídas à escola e à matemática em suspensão, a fim de pensar outros modos de olhar para a matemática que se ensina na escola.This work aims to problematize the role of mathematics that is taught in school, taking as a premise the school mathematical polarity and everyday mathematics. The following questions become the research problems: what mathematics is taught at school? What is the function of school mathematics? From then on, we propose a reflection on school mathematics and everyday mathematics and then we take some interviews with farmers' families as a way of problematizing the conception that theory and practice are two different things and the idea that the mathematics that one learns at school, when not associated with everyday life, it makes no sense. Finally, we propose an exercise in thinking that puts the functions attributed to school and mathematics in suspension, in order to think of other ways of looking at mathematics that is taught in school.Florianópolis, SCWagner, Débora ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMilczevski, Suelen2021-03-09T21:49:13Z2021-03-09T21:49:13Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-09T21:49:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-09T21:49:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
title |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
spellingShingle |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento Milczevski, Suelen Matemática escolar. Matemática do cotidiano. Ensino de matemática. |
title_short |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
title_full |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
title_fullStr |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
title_full_unstemmed |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
title_sort |
Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento |
author |
Milczevski, Suelen |
author_facet |
Milczevski, Suelen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wagner, Débora Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milczevski, Suelen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática escolar. Matemática do cotidiano. Ensino de matemática. |
topic |
Matemática escolar. Matemática do cotidiano. Ensino de matemática. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2021-03-09T21:49:13Z 2021-03-09T21:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652318644633600 |