Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milczevski, Suelen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_ffe2b0366171fa3bb498a0c84477766a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220710
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamentoMatemática escolar.Matemática do cotidiano.Ensino de matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoEste trabalho tem como objetivo problematizar o papel da matemática que se ensina na escola, tomando como pressuposto a polaridade matemática escolar e matemática cotidiana. Os seguintes questionamentos tornam-se os problemas da pesquisa: que matemática é ensinada na escola? Qual a função da matemática escolar? A partir de então, propomos uma reflexão acerca da matemática escolar e da matemática cotidiana e em seguida tomamos algumas entrevistas realizadas com famílias de agricultores como forma de problematizar a concepção de que teoria e prática são duas coisas distintas e a ideia de que a matemática que se aprende na escola, quando não associada com o cotidiano, não faz sentido algum. Por fim,propomos um exercício de pensamento que coloca as funções atribuídas à escola e à matemática em suspensão, a fim de pensar outros modos de olhar para a matemática que se ensina na escola.This work aims to problematize the role of mathematics that is taught in school, taking as a premise the school mathematical polarity and everyday mathematics. The following questions become the research problems: what mathematics is taught at school? What is the function of school mathematics? From then on, we propose a reflection on school mathematics and everyday mathematics and then we take some interviews with farmers' families as a way of problematizing the conception that theory and practice are two different things and the idea that the mathematics that one learns at school, when not associated with everyday life, it makes no sense. Finally, we propose an exercise in thinking that puts the functions attributed to school and mathematics in suspension, in order to think of other ways of looking at mathematics that is taught in school.Florianópolis, SCWagner, Débora ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMilczevski, Suelen2021-03-09T21:49:13Z2021-03-09T21:49:13Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-09T21:49:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-09T21:49:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
title Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
spellingShingle Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
Milczevski, Suelen
Matemática escolar.
Matemática do cotidiano.
Ensino de matemática.
title_short Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
title_full Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
title_fullStr Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
title_full_unstemmed Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
title_sort Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento
author Milczevski, Suelen
author_facet Milczevski, Suelen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Milczevski, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática escolar.
Matemática do cotidiano.
Ensino de matemática.
topic Matemática escolar.
Matemática do cotidiano.
Ensino de matemática.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-03-09T21:49:13Z
2021-03-09T21:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318644633600