O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina. |
id |
VERACRUZ-0_0cf2d04f1090a1857d7ec4370e11c93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14727 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics TeachingMatemáticaCotidianoEnsino.Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1472710.34117/bjdv6n8-152Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56281-56294Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56281-56294Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56281-562942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727/12188Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, Magno Alexon BezerraNeto, Benjamim Lourenço do NascimentoAraújo, Lerielson Antônio MartinsSoares, Rayana GomesSouza, Jordão Nascimento deFrancelino, Jean CarlosAndrade, Maria Cristina Silva deMartins, Antônio Gregório2021-02-18T19:52:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14727Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:44.928041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
title |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
spellingShingle |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching Seabra, Magno Alexon Bezerra Matemática Cotidiano Ensino. |
title_short |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
title_full |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
title_fullStr |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
title_full_unstemmed |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
title_sort |
O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching |
author |
Seabra, Magno Alexon Bezerra |
author_facet |
Seabra, Magno Alexon Bezerra Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento Araújo, Lerielson Antônio Martins Soares, Rayana Gomes Souza, Jordão Nascimento de Francelino, Jean Carlos Andrade, Maria Cristina Silva de Martins, Antônio Gregório |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento Araújo, Lerielson Antônio Martins Soares, Rayana Gomes Souza, Jordão Nascimento de Francelino, Jean Carlos Andrade, Maria Cristina Silva de Martins, Antônio Gregório |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Magno Alexon Bezerra Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento Araújo, Lerielson Antônio Martins Soares, Rayana Gomes Souza, Jordão Nascimento de Francelino, Jean Carlos Andrade, Maria Cristina Silva de Martins, Antônio Gregório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Cotidiano Ensino. |
topic |
Matemática Cotidiano Ensino. |
description |
Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727 10.34117/bjdv6n8-152 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727/12188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56281-56294 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56281-56294 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56281-56294 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645470430396416 |