O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento, Araújo, Lerielson Antônio Martins, Soares, Rayana Gomes, Souza, Jordão Nascimento de, Francelino, Jean Carlos, Andrade, Maria Cristina Silva de, Martins, Antônio Gregório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina.
id VERACRUZ-0_0cf2d04f1090a1857d7ec4370e11c93d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14727
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics TeachingMatemáticaCotidianoEnsino.Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1472710.34117/bjdv6n8-152Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56281-56294Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56281-56294Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56281-562942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727/12188Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, Magno Alexon BezerraNeto, Benjamim Lourenço do NascimentoAraújo, Lerielson Antônio MartinsSoares, Rayana GomesSouza, Jordão Nascimento deFrancelino, Jean CarlosAndrade, Maria Cristina Silva deMartins, Antônio Gregório2021-02-18T19:52:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14727Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:44.928041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
title O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
spellingShingle O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
Seabra, Magno Alexon Bezerra
Matemática
Cotidiano
Ensino.
title_short O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
title_full O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
title_fullStr O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
title_full_unstemmed O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
title_sort O cotidiano como parâmetro no Ensino da Matemática / Daily life as a parameter in Mathematics Teaching
author Seabra, Magno Alexon Bezerra
author_facet Seabra, Magno Alexon Bezerra
Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento
Araújo, Lerielson Antônio Martins
Soares, Rayana Gomes
Souza, Jordão Nascimento de
Francelino, Jean Carlos
Andrade, Maria Cristina Silva de
Martins, Antônio Gregório
author_role author
author2 Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento
Araújo, Lerielson Antônio Martins
Soares, Rayana Gomes
Souza, Jordão Nascimento de
Francelino, Jean Carlos
Andrade, Maria Cristina Silva de
Martins, Antônio Gregório
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Magno Alexon Bezerra
Neto, Benjamim Lourenço do Nascimento
Araújo, Lerielson Antônio Martins
Soares, Rayana Gomes
Souza, Jordão Nascimento de
Francelino, Jean Carlos
Andrade, Maria Cristina Silva de
Martins, Antônio Gregório
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Cotidiano
Ensino.
topic Matemática
Cotidiano
Ensino.
description Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade da utilização da matemática no cotidiano do aluno. Concebendo o fato do atual ensino de matemática não está logrando êxito na aprendizagem e tal fato é confirmado através de avaliações externas que são realizadas, constata-se que uma aprendizagem é sólida e duradoura, quando se vivencia seu uso prático. Investigam-se razões que despertam os interesses e as relações de conduta em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Fez-se análises sobre os pressupostos que identificam a prática de desenvolver, não dispensando à participação dos docentes e estudantes, que vai desde a escolha do método didático à organização de programas. Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pesquisou-se em livros, revistas, trabalhos científicos e publicações sobre a temática. Acredita-se que somente com a propositura de uma matemática prática, em que o discente seja conduzido a construir seu conhecimento e não, concebê-lo pronto, é que se estará viabilizando a internalização proficiente dos conhecimentos dessa disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727
10.34117/bjdv6n8-152
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14727/12188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56281-56294
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56281-56294
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56281-56294
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645470430396416