APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade. |
id |
UFSM-10_0509ae486fcff6e83b216fe15d5930bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36317 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIOGêneroJuventudeEscola.O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3631710.5902/2317175836317Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCid, Antonia Milena Elmiro Furtadode Sousa, Luiza Eridan Elmiro MartinsDuarte, Eden Batista2021-02-10T04:07:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36317Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:18Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
title |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado Gênero Juventude Escola. |
title_short |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
title_full |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
title_sort |
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
author |
Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado |
author_facet |
Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins Duarte, Eden Batista |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins Duarte, Eden Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins Duarte, Eden Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Juventude Escola. |
topic |
Gênero Juventude Escola. |
description |
O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317 10.5902/2317175836317 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175836317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020) 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178576130048 |