APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins, Duarte, Eden Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317
Resumo: O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.
id UFSM-10_0509ae486fcff6e83b216fe15d5930bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36317
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIOGêneroJuventudeEscola.O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3631710.5902/2317175836317Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCid, Antonia Milena Elmiro Furtadode Sousa, Luiza Eridan Elmiro MartinsDuarte, Eden Batista2021-02-10T04:07:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36317Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:18Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
title APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
spellingShingle APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
Gênero
Juventude
Escola.
title_short APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
title_full APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
title_fullStr APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
title_sort APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
author Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
author_facet Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins
Duarte, Eden Batista
author_role author
author2 de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins
Duarte, Eden Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
de Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins
Duarte, Eden Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Juventude
Escola.
topic Gênero
Juventude
Escola.
description O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317
10.5902/2317175836317
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317
identifier_str_mv 10.5902/2317175836317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/36317/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178576130048