ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DO DISCURSO PÓS-FUSÃO ORGANIZACIONAL: O CASO ITAÚ E UNIBANCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérsigo, Patrícia Milano
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Trevisan Fossá, Maria Ivete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1305
Resumo: Este artigo estuda as estratégias semiológicas utilizadas no discurso de organizações pós processo de fusão. A atualidade é moldada cada vez mais por transformações frequentes seja no cenário político, econômico, cultural ou social. Nesse contexto, as organizações adotam diversificadas estratégias a fim de conquistar e manter seu espaço em um mercado onde a competitividade é um imperativo constante. Neste artigo abordamos a fusão organizacional, a qual uniu duas empresas do setor bancário brasileiro: Itaú e Unibanco. Frente a esta mudança organizacional entendemos que a comunicação apresenta-se estratégica, uma vez que busca articular os discursos destas corporações, estabelecer relacionamentos e ainda esclarecer o processo ocorrido para com os vários públicos envolvidos. Através da análise semiológica de um encarte veiculado no Jornal Zero Hora do dia 3 de março de 2009 constatou-se que a presença do Itaú se sobrepõe à do Unibanco apresentando-se desde as cores, os personagens e os dados numéricos utilizados. Assim, fica evidente a importância do discurso organizacional, principalmente após processos de fusão, já que este encerra em si um potencial estratégico de produção de sentidos além de seu conteúdo expresso. 
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