DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25841 |
Resumo: | A educação constitui-se em um dos caminhos que pode auxiliar a mudança da vida de um ser humano, porém, quando não tem qualidade, acaba se tornando um fardo. O desempenho dos alunos se torna ainda melhor quando os profissionais da educação são bem qualificados e estão preparados para agir não só dentro da sua área de atuação, mas na garantia dos direitos de todos os cidadãos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar se os profissionais da educação estão preparados para agir na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Através de um questionário, foi possível identificar o nível de conhecimento dos professores que lecionam no curso de magistério da Escola Sebastião Toledo dos Santos, Criciúma – SC. Verificou-se que apesar dos obstáculos que a educação enfrenta, os professores conhecem as leis que garantem os direitos deste público e interferem sempre que necessário. |
id |
UFSM-10_14403e0a52d3b607faa363f7b981e130 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25841 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEA educação constitui-se em um dos caminhos que pode auxiliar a mudança da vida de um ser humano, porém, quando não tem qualidade, acaba se tornando um fardo. O desempenho dos alunos se torna ainda melhor quando os profissionais da educação são bem qualificados e estão preparados para agir não só dentro da sua área de atuação, mas na garantia dos direitos de todos os cidadãos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar se os profissionais da educação estão preparados para agir na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Através de um questionário, foi possível identificar o nível de conhecimento dos professores que lecionam no curso de magistério da Escola Sebastião Toledo dos Santos, Criciúma – SC. Verificou-se que apesar dos obstáculos que a educação enfrenta, os professores conhecem as leis que garantem os direitos deste público e interferem sempre que necessário.Universidade Federal de Santa Maria2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2584110.5902/2317175825841Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25841/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorsatto, Marina de MelloZanelatto, João Henrique2018-07-03T03:39:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25841Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2018-07-03T03:39:43Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
title |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
spellingShingle |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Borsatto, Marina de Mello |
title_short |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
title_full |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
title_fullStr |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
title_sort |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
author |
Borsatto, Marina de Mello |
author_facet |
Borsatto, Marina de Mello Zanelatto, João Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Zanelatto, João Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borsatto, Marina de Mello Zanelatto, João Henrique |
description |
A educação constitui-se em um dos caminhos que pode auxiliar a mudança da vida de um ser humano, porém, quando não tem qualidade, acaba se tornando um fardo. O desempenho dos alunos se torna ainda melhor quando os profissionais da educação são bem qualificados e estão preparados para agir não só dentro da sua área de atuação, mas na garantia dos direitos de todos os cidadãos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar se os profissionais da educação estão preparados para agir na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Através de um questionário, foi possível identificar o nível de conhecimento dos professores que lecionam no curso de magistério da Escola Sebastião Toledo dos Santos, Criciúma – SC. Verificou-se que apesar dos obstáculos que a educação enfrenta, os professores conhecem as leis que garantem os direitos deste público e interferem sempre que necessário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25841 10.5902/2317175825841 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25841 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175825841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25841/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178161942528 |