Interdisciplinaridade: em Busca do Paraíso (Irrecuperavelmente) Perdido
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1229 |
Resumo: | No presente artigo o autor se propõe a encontrar alguns motivos que expliquem o fato de que uma pratica habitual do campo do conhecimento, qual seja a interdisciplinaridade, tenha-se convertido em problema relevante, ao ponto que pensadores de todo o mundo e instituições internacionais investem tempo e dinheiro para justificar o que parece não necessitar de justificações. As respostas conduzem a duas respostas principais: de um lado, a tendência a “profissionalizar” o conhecimento e definir “âmbitos de poder”; do outro verifica-se que a própria concepção “conhecimento”desenvolvida por nossa “civilização”conduziu a uma visão fragmentada e inerte do “real”, visão que contamina todas as práticas culturais, incluídas as que tem a ver com a educação, o que provavelmente contribui a explicar o desinteresse das gerações atuais. Este artigo sintetiza e atualiza idéias que originalmente foram desenvolvidas pelo autor num seminário sobre interdisciplinaridade no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará em meados da década de 90. |
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Interdisciplinaridade: em Busca do Paraíso (Irrecuperavelmente) PerdidoInterdisciplinaridadeConhecimentoÂmbitos de poder No presente artigo o autor se propõe a encontrar alguns motivos que expliquem o fato de que uma pratica habitual do campo do conhecimento, qual seja a interdisciplinaridade, tenha-se convertido em problema relevante, ao ponto que pensadores de todo o mundo e instituições internacionais investem tempo e dinheiro para justificar o que parece não necessitar de justificações. As respostas conduzem a duas respostas principais: de um lado, a tendência a “profissionalizar” o conhecimento e definir “âmbitos de poder”; do outro verifica-se que a própria concepção “conhecimento”desenvolvida por nossa “civilização”conduziu a uma visão fragmentada e inerte do “real”, visão que contamina todas as práticas culturais, incluídas as que tem a ver com a educação, o que provavelmente contribui a explicar o desinteresse das gerações atuais. Este artigo sintetiza e atualiza idéias que originalmente foram desenvolvidas pelo autor num seminário sobre interdisciplinaridade no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará em meados da década de 90.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1229Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 59-682317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1229/736Castro, Eduardo G.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:00:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1229Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:00:58Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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