BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/27701 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre o bullying escolar, definido como prática violenta intencional praticada entre pares, com desigualdade de poder, que prejudica as relações humanas, com consequências e mudanças nas características biopsicológicas dos envolvidos. O relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida por uma professora de uma escola pública do sul do Brasil, a qual solicitou aos seus alunos, no início do ano letivo, a produção de texto intitulada “Quem sou eu?”. O texto de um dos alunos sobre seu sofrimento de voltar para a escola por sofrer bullying motivou a docente a desenvolver um projeto de intervenção. Ao final do ano letivo, foi solicitada nova produção de texto, por meio do qual se constatou o desenvolvimento positivo do referido estudante. O relato dessa experiência apresenta as duas produções do aluno e o projeto de intervenção desenvolvido no ambiente escolar. |
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BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIABullyingintervençãorisco e proteçãoresiliênciaEste artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre o bullying escolar, definido como prática violenta intencional praticada entre pares, com desigualdade de poder, que prejudica as relações humanas, com consequências e mudanças nas características biopsicológicas dos envolvidos. O relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida por uma professora de uma escola pública do sul do Brasil, a qual solicitou aos seus alunos, no início do ano letivo, a produção de texto intitulada “Quem sou eu?”. O texto de um dos alunos sobre seu sofrimento de voltar para a escola por sofrer bullying motivou a docente a desenvolver um projeto de intervenção. Ao final do ano letivo, foi solicitada nova produção de texto, por meio do qual se constatou o desenvolvimento positivo do referido estudante. O relato dessa experiência apresenta as duas produções do aluno e o projeto de intervenção desenvolvido no ambiente escolar.Universidade Federal de Santa Maria2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2770110.5902/2317175827701Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/27701/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, GrazielliMattar Yunes, Maria AngelaTaschetto, Leonidas Roberto2017-12-30T13:39:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27701Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2017-12-30T13:39:05Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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