Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Marcos Vinicius
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coimbra, Renata Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418
Resumo: Nesta investigação analisou-se o processo de apropriação de objetivações culturais, favorecedoras da resiliência em-si em jovens expostos ao bullying escolar. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa, 06 jovens de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que os participantes vêm se apropriando de algumas objetivações humanas, tais como as atividades e espaços que contemplam o lazer, a música, a literatura e outras manifestações artísticas. Embora tais objetivações os tenham conduzido ao enfrentamento do bullying escolar, por meio da resiliência em-si, desenvolvida na relação dialética entre mecanismos mediadores de risco e proteção, tal enfrentamento é pontual, pois os estudantes continuam centrados no modelo de organização social que produz tal manifestação de violência.
id UNICAMP-19_1761e27279c0c7574f6174492936b32e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651418
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-culturalBullying escolar. Resiliência em-si. Teoria histórico-cultural.BullyingTeoria Histórico-CulturalNesta investigação analisou-se o processo de apropriação de objetivações culturais, favorecedoras da resiliência em-si em jovens expostos ao bullying escolar. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa, 06 jovens de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que os participantes vêm se apropriando de algumas objetivações humanas, tais como as atividades e espaços que contemplam o lazer, a música, a literatura e outras manifestações artísticas. Embora tais objetivações os tenham conduzido ao enfrentamento do bullying escolar, por meio da resiliência em-si, desenvolvida na relação dialética entre mecanismos mediadores de risco e proteção, tal enfrentamento é pontual, pois os estudantes continuam centrados no modelo de organização social que produz tal manifestação de violência.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865141810.20396/etd.v21i1.8651418ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-163ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-163ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-1631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418/19005https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418/20246Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Marcos ViniciusCoimbra, Renata Maria2019-01-10T13:12:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651418Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:26.569377ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
title Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
spellingShingle Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
Francisco, Marcos Vinicius
Bullying escolar. Resiliência em-si. Teoria histórico-cultural.
Bullying
Teoria Histórico-Cultural
title_short Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
title_full Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
title_fullStr Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
title_sort Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
author Francisco, Marcos Vinicius
author_facet Francisco, Marcos Vinicius
Coimbra, Renata Maria
author_role author
author2 Coimbra, Renata Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Marcos Vinicius
Coimbra, Renata Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying escolar. Resiliência em-si. Teoria histórico-cultural.
Bullying
Teoria Histórico-Cultural
topic Bullying escolar. Resiliência em-si. Teoria histórico-cultural.
Bullying
Teoria Histórico-Cultural
description Nesta investigação analisou-se o processo de apropriação de objetivações culturais, favorecedoras da resiliência em-si em jovens expostos ao bullying escolar. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa, 06 jovens de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que os participantes vêm se apropriando de algumas objetivações humanas, tais como as atividades e espaços que contemplam o lazer, a música, a literatura e outras manifestações artísticas. Embora tais objetivações os tenham conduzido ao enfrentamento do bullying escolar, por meio da resiliência em-si, desenvolvida na relação dialética entre mecanismos mediadores de risco e proteção, tal enfrentamento é pontual, pois os estudantes continuam centrados no modelo de organização social que produz tal manifestação de violência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418
10.20396/etd.v21i1.8651418
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i1.8651418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418/19005
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418/20246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-163
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-163
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 145-163
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654288781312