GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fabiane Freire
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Calsa, Geiva Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828
Resumo: Este artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.
id UFSM-10_65f74828c4600e2d104a97d4627cd67b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2828
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEducaçãoGêneroSexualidadeEste artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.Universidade Federal de Santa Maria2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 111-1202317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828/2858França, Fabiane FreireCalsa, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2828Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:15:23Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
França, Fabiane Freire
Educação
Gênero
Sexualidade
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author França, Fabiane Freire
author_facet França, Fabiane Freire
Calsa, Geiva Carolina
author_role author
author2 Calsa, Geiva Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Fabiane Freire
Calsa, Geiva Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Sexualidade
topic Educação
Gênero
Sexualidade
description Este artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828/2858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 111-120
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177334616064