UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visentini, Monize Sâmara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bobsin, Debora, Ciochetta, Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728
Resumo: O processo de comunicação interna, em muitas organizações, tem sido relegado aum segundo plano no processo de desenvolvimento e interação diário. Isto pode decorrerdevido ao fato de este processo, muitas vezes, não ser entendido pelos gestoresorganizacionais. Frente a este cenário, ressalta-se a necessidade da comunicação ser pensadade forma integrada e como uma ferramenta estratégica. Desta forma, objetiva-se neste estudorelatar os fatores que influenciam no processo de comunicação organizacional, a partir davisão de colaboradores. Esta pesquisa, de cunho descritivo e exploratório, foi realizada emuma empresa de grande porte brasileira que atua no setor de seguros e previdência, localizadaem Santa Maria (RS). Através de uma análise fatorial, identificaram-se oito fatoresrelacionados à percepção dos colaborados sobre a sua comunicação interna. Destacam-seresultados como a ineficiência do malote utilizado na empresa para o envio de informações; aindicação, pelos funcionários, do e-mail como melhor forma de transmissão das mesmas; aimportância do tom de voz para a comunicação, entre outros aspectos.
id UFSM-10_70bfb80d86810b433ebe2dc28a471223
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVAComunicação organizacionalFatores de influênciaEmpresa de previdência.O processo de comunicação interna, em muitas organizações, tem sido relegado aum segundo plano no processo de desenvolvimento e interação diário. Isto pode decorrerdevido ao fato de este processo, muitas vezes, não ser entendido pelos gestoresorganizacionais. Frente a este cenário, ressalta-se a necessidade da comunicação ser pensadade forma integrada e como uma ferramenta estratégica. Desta forma, objetiva-se neste estudorelatar os fatores que influenciam no processo de comunicação organizacional, a partir davisão de colaboradores. Esta pesquisa, de cunho descritivo e exploratório, foi realizada emuma empresa de grande porte brasileira que atua no setor de seguros e previdência, localizadaem Santa Maria (RS). Através de uma análise fatorial, identificaram-se oito fatoresrelacionados à percepção dos colaborados sobre a sua comunicação interna. Destacam-seresultados como a ineficiência do malote utilizado na empresa para o envio de informações; aindicação, pelos funcionários, do e-mail como melhor forma de transmissão das mesmas; aimportância do tom de voz para a comunicação, entre outros aspectos.Universidade Federal de Santa Maria2009-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 1 (2009); 47-582317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728/500Visentini, Monize SâmaraBobsin, DeboraCiochetta, Marcelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:09:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:09:19Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
title UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
spellingShingle UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
Visentini, Monize Sâmara
Comunicação organizacional
Fatores de influência
Empresa de previdência.
title_short UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
title_full UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
title_fullStr UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
title_full_unstemmed UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
title_sort UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
author Visentini, Monize Sâmara
author_facet Visentini, Monize Sâmara
Bobsin, Debora
Ciochetta, Marcel
author_role author
author2 Bobsin, Debora
Ciochetta, Marcel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Visentini, Monize Sâmara
Bobsin, Debora
Ciochetta, Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Fatores de influência
Empresa de previdência.
topic Comunicação organizacional
Fatores de influência
Empresa de previdência.
description O processo de comunicação interna, em muitas organizações, tem sido relegado aum segundo plano no processo de desenvolvimento e interação diário. Isto pode decorrerdevido ao fato de este processo, muitas vezes, não ser entendido pelos gestoresorganizacionais. Frente a este cenário, ressalta-se a necessidade da comunicação ser pensadade forma integrada e como uma ferramenta estratégica. Desta forma, objetiva-se neste estudorelatar os fatores que influenciam no processo de comunicação organizacional, a partir davisão de colaboradores. Esta pesquisa, de cunho descritivo e exploratório, foi realizada emuma empresa de grande porte brasileira que atua no setor de seguros e previdência, localizadaem Santa Maria (RS). Através de uma análise fatorial, identificaram-se oito fatoresrelacionados à percepção dos colaborados sobre a sua comunicação interna. Destacam-seresultados como a ineficiência do malote utilizado na empresa para o envio de informações; aindicação, pelos funcionários, do e-mail como melhor forma de transmissão das mesmas; aimportância do tom de voz para a comunicação, entre outros aspectos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728/500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 1 (2009); 47-58
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176534552576