FATORES RELEVANTES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES DAS LOJAS DE ELETROELETRÔNICOS
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/776 |
Resumo: | A presente pesquisa abordou o tema do comportamento do consumidor e teve como objetivo identificar quais são os fatores relevantes no processo de tomada de decisão de compra dos clientes de seis lojas de eletroeletrônicos, localizadas na cidade de Santa Maria-RS. De forma secundária, pretendeu-se verificar se havia diferença entre as respostas dos consumidores com diferentes níveis de escolaridade e pertencentes às diversas classes econômicas. Considerou-se uma amostra de 400 pessoas e utilizaram-se entrevistas estruturadas como instrumento de coleta de dados. Ao final, pode-se concluir que os fatores preço e atendimento são bastante valorizados pelos clientes. O estudo ainda permitiu que se percebessem diversas peculiaridades de consumo existentes de acordo com o nível de escolaridade, renda e sexo dos respondentes. Diante do exposto ficou claro que conhecer os seus consumidores é um passo decisivo para as empresas adequarem suas estratégias de marketing de maneira mais eficiente, elevando, assim, a sua competitividade no mercado. |
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FATORES RELEVANTES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES DAS LOJAS DE ELETROELETRÔNICOSComportamento do consumidorProcesso de decisão de compraFatores determinantes para o consumo. A presente pesquisa abordou o tema do comportamento do consumidor e teve como objetivo identificar quais são os fatores relevantes no processo de tomada de decisão de compra dos clientes de seis lojas de eletroeletrônicos, localizadas na cidade de Santa Maria-RS. De forma secundária, pretendeu-se verificar se havia diferença entre as respostas dos consumidores com diferentes níveis de escolaridade e pertencentes às diversas classes econômicas. Considerou-se uma amostra de 400 pessoas e utilizaram-se entrevistas estruturadas como instrumento de coleta de dados. Ao final, pode-se concluir que os fatores preço e atendimento são bastante valorizados pelos clientes. O estudo ainda permitiu que se percebessem diversas peculiaridades de consumo existentes de acordo com o nível de escolaridade, renda e sexo dos respondentes. Diante do exposto ficou claro que conhecer os seus consumidores é um passo decisivo para as empresas adequarem suas estratégias de marketing de maneira mais eficiente, elevando, assim, a sua competitividade no mercado.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/776Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 1 (2008); 99-1122317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/776/535Milach, Felipe TavaresGabriel, Felipe BaldisseraPagliarin, Eduardo CarlessoSchneider, GermanoPereira, Breno Augusto Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:06:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/776Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:06:23Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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