SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM UMA BASE DE DADOS NACIONAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/23052 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar as principais tendências em pesquisas sobre tema satisfação do consumidor, a partir de um mapeamento bibliométrico em uma base de dados nacional. O método empregado foi a bibliometria, utilizando uma amostra de 60 artigos. Para facilitar a visualização dos resultados, os dados foram tratados com o software excel, sendo interpretados pela análise de conteúdo. Os trabalhos analisados compreenderam o período de 2010 a 2015. Os resultados sugerem que: o tema é de crescente interesse na academia nos últimos anos; a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) é a Instituição de Ensino Superior (IES) de destaque na produção científica na satisfação consumidor; dentre os periódicos que mais publicam estudos sobre o tema se destaca a REMark - Revista Brasileira de Marketing; os ano de 2012, 2013 e 2014 se sobressai pelo número de publicações sobre satisfação do consumidor; a escala de medida elaborada por Oliver (1997) é a mais utilizada para mensuração deste construto; pesquisas quantitativas do tipo survey destacam-se dos estudos qualitativos ou mistos; os autores afirmam que o tema satisfação do consumidor é revolucionário e ainda merece ser desenvolvido. Por fim, identificou-se a importância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema em outras empresas, de diferentes setores, principalmente na indústria e também em micro e pequenas empresas. |
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SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM UMA BASE DE DADOS NACIONALComportamento do ConsumidorSatisfação do ConsumidorBibliometria.Este estudo tem como objetivo identificar as principais tendências em pesquisas sobre tema satisfação do consumidor, a partir de um mapeamento bibliométrico em uma base de dados nacional. O método empregado foi a bibliometria, utilizando uma amostra de 60 artigos. Para facilitar a visualização dos resultados, os dados foram tratados com o software excel, sendo interpretados pela análise de conteúdo. Os trabalhos analisados compreenderam o período de 2010 a 2015. Os resultados sugerem que: o tema é de crescente interesse na academia nos últimos anos; a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) é a Instituição de Ensino Superior (IES) de destaque na produção científica na satisfação consumidor; dentre os periódicos que mais publicam estudos sobre o tema se destaca a REMark - Revista Brasileira de Marketing; os ano de 2012, 2013 e 2014 se sobressai pelo número de publicações sobre satisfação do consumidor; a escala de medida elaborada por Oliver (1997) é a mais utilizada para mensuração deste construto; pesquisas quantitativas do tipo survey destacam-se dos estudos qualitativos ou mistos; os autores afirmam que o tema satisfação do consumidor é revolucionário e ainda merece ser desenvolvido. Por fim, identificou-se a importância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema em outras empresas, de diferentes setores, principalmente na indústria e também em micro e pequenas empresas.Universidade Federal de Santa Maria2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2305210.5902/2317175823052Revista Sociais e Humanas; v. 29 n. 3 (2016)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/23052/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuehrmann, FrancielyWerlang, Nathalia Berger2017-02-13T13:41:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23052Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2017-02-13T13:41:26Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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