Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarzana, Mislene Beza Gordo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gelbcke, Francine Lima, Locks, Melissa Orlandi Honório, Stein, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124
Resumo: Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.
id UFSM-12_3c7333428838e8b4c48d41853eabe879
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37124
network_acronym_str UFSM-12
network_name_str Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
repository_id_str
spelling Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and healthRelacionamento interpessoal em um centro de atenção psicossocial: articulando educação, design e saúdeRelacionamento InterpessoalSaúde MentalEducação em SaúdeEnfermagem.Relacionamento InterpessoalSaúde MentalEducação em SaúdeEnfermagem.Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.Universidade Federal de Santa Maria2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3712410.5902/2179769237124Revista de Enfermagem da UFSM; v. 9 (2019); e682179-7692reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariainstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporenghttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf_1http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html_1Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarzana, Mislene Beza GordoGelbcke, Francine LimaLocks, Melissa Orlandi HonórioStein, Mônica2021-04-19T20:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37124Revistahttps://periodicos.ufsm.br/reufsmPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/oaicentraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com2179-76922179-7692opendoar:2021-04-19T20:23:38Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
Relacionamento interpessoal em um centro de atenção psicossocial: articulando educação, design e saúde
title Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
spellingShingle Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
Sarzana, Mislene Beza Gordo
Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
title_short Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
title_full Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
title_fullStr Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
title_full_unstemmed Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
title_sort Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
author Sarzana, Mislene Beza Gordo
author_facet Sarzana, Mislene Beza Gordo
Gelbcke, Francine Lima
Locks, Melissa Orlandi Honório
Stein, Mônica
author_role author
author2 Gelbcke, Francine Lima
Locks, Melissa Orlandi Honório
Stein, Mônica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarzana, Mislene Beza Gordo
Gelbcke, Francine Lima
Locks, Melissa Orlandi Honório
Stein, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
topic Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
Relacionamento Interpessoal
Saúde Mental
Educação em Saúde
Enfermagem.
description Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124
10.5902/2179769237124
url http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124
identifier_str_mv 10.5902/2179769237124
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf_1
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/html
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFSM; v. 9 (2019); e68
2179-7692
reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
collection Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv centraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com
_version_ 1799944040644345856