Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124 |
Resumo: | Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade. |
id |
UFSM-12_3c7333428838e8b4c48d41853eabe879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37124 |
network_acronym_str |
UFSM-12 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
repository_id_str |
|
spelling |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and healthRelacionamento interpessoal em um centro de atenção psicossocial: articulando educação, design e saúdeRelacionamento InterpessoalSaúde MentalEducação em SaúdeEnfermagem.Relacionamento InterpessoalSaúde MentalEducação em SaúdeEnfermagem.Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade.Universidade Federal de Santa Maria2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3712410.5902/2179769237124Revista de Enfermagem da UFSM; v. 9 (2019); e682179-7692reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariainstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporenghttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf_1http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html_1Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarzana, Mislene Beza GordoGelbcke, Francine LimaLocks, Melissa Orlandi HonórioStein, Mônica2021-04-19T20:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37124Revistahttps://periodicos.ufsm.br/reufsmPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/oaicentraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com2179-76922179-7692opendoar:2021-04-19T20:23:38Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health Relacionamento interpessoal em um centro de atenção psicossocial: articulando educação, design e saúde |
title |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
spellingShingle |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health Sarzana, Mislene Beza Gordo Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. |
title_short |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
title_full |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
title_fullStr |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
title_full_unstemmed |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
title_sort |
Interpersonal relationships in a psychosocial care center: Articulating education, design and health |
author |
Sarzana, Mislene Beza Gordo |
author_facet |
Sarzana, Mislene Beza Gordo Gelbcke, Francine Lima Locks, Melissa Orlandi Honório Stein, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Gelbcke, Francine Lima Locks, Melissa Orlandi Honório Stein, Mônica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarzana, Mislene Beza Gordo Gelbcke, Francine Lima Locks, Melissa Orlandi Honório Stein, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. |
topic |
Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. Relacionamento Interpessoal Saúde Mental Educação em Saúde Enfermagem. |
description |
Objetivo: descrever a prática de intervenção educativa desenvolvida junto a uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial sobre relacionamento interpessoal, inserindo técnicas da área do design thinking para estimular o processo de reflexão. Método: relato de experiência de atividade educativa, em que foram realizados três encontros sequenciais, nos meses de outubro e novembro de 2018, junto a oito profissionais. Resultados: a equipe estava com dificuldade de relacionamento, prejudicando e dificultando o atendimento multiprofissional ao usuário do serviço de atenção psicossocial. As técnicas estimularam a reflexão do grupo a respeito de sua realidade, possibilitando melhorar o relacionamento interpessoal e refletindo positivamente no cuidado prestado ao usuário. Considerações finais: com essa prática foi possível perceber a importância de se articular conhecimentos de outras áreas, como a do design, reforçando os benefícios da busca pela interdisciplinaridade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124 10.5902/2179769237124 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124 |
identifier_str_mv |
10.5902/2179769237124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/pdf_1 http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37124/html_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Enfermagem da UFSM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/html text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFSM; v. 9 (2019); e68 2179-7692 reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
collection |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
centraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com |
_version_ |
1799944040644345856 |