Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19559 |
Resumo: | A impressão de livros proporcionou o avanço e quebra de fronteiras, em decorrência de sua circulação mundial advindas da expansão do comércio entre Europa e Ásia. Além disso, repercutiu em mudanças cognitivas, sociais e afetivas para os povos de todo o mundo. O impresso, desde a sua origem passou a ser o novo condutor de ideias. Devido a propagação de crenças e valores, os livros passaram a ser proibidos e queimados em vários países ditatoriais, visto que os impressos poderiam corromper a base social e moral da sociedade. Esse contexto pode ser observado na obra Fahrenheit 451 de Ruy Bradbury. O enredo narra a história de uma cidade em que os livros eram proibidos e como consequência queimados pelos bombeiros que executavam exclusivamente esse ofício. Partindo dessa obra procurou-se convergir os escritos de Bradbury com os conceitos de Jean Piaget e Sergi Moscovici. Os resultados indicam que a articulação entre os autores foi possível, pois a obra Fahrenheit 451 aborda aspectos psicossociais, pertinentes ao desenvolvimento individual e a relação dos grupos sociais formados pelos personagens da literatura. Além disso, a obra problematiza o papel do professor em sala de aula, visto que ao selecionar determinado autor e consequentemente excluir outros, o docente está “queimando” os demais escritores. |
id |
UFSM-13_623dbda953cf73258f7bfd839599c9c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19559 |
network_acronym_str |
UFSM-13 |
network_name_str |
Literatura e Autoritarismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray BradburyA impressão de livros proporcionou o avanço e quebra de fronteiras, em decorrência de sua circulação mundial advindas da expansão do comércio entre Europa e Ásia. Além disso, repercutiu em mudanças cognitivas, sociais e afetivas para os povos de todo o mundo. O impresso, desde a sua origem passou a ser o novo condutor de ideias. Devido a propagação de crenças e valores, os livros passaram a ser proibidos e queimados em vários países ditatoriais, visto que os impressos poderiam corromper a base social e moral da sociedade. Esse contexto pode ser observado na obra Fahrenheit 451 de Ruy Bradbury. O enredo narra a história de uma cidade em que os livros eram proibidos e como consequência queimados pelos bombeiros que executavam exclusivamente esse ofício. Partindo dessa obra procurou-se convergir os escritos de Bradbury com os conceitos de Jean Piaget e Sergi Moscovici. Os resultados indicam que a articulação entre os autores foi possível, pois a obra Fahrenheit 451 aborda aspectos psicossociais, pertinentes ao desenvolvimento individual e a relação dos grupos sociais formados pelos personagens da literatura. Além disso, a obra problematiza o papel do professor em sala de aula, visto que ao selecionar determinado autor e consequentemente excluir outros, o docente está “queimando” os demais escritores.Universidade Federal de Santa Maria2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1955910.5902/1679849X19559Literatura e Autoritarismo; n. 25 (2015): Literatura e Autoritarismo: A opressão na ficcionalização da história1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19559/pdfNascimento, Mariana CostaCalsa, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T19:47:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19559Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2017-10-28T19:47:36Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
title |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
spellingShingle |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury Nascimento, Mariana Costa |
title_short |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
title_full |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
title_fullStr |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
title_full_unstemmed |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
title_sort |
Pensamento centrado da maioria nômica em Fahrenheit 451: conceitos de Piaget e Moscovici na obra de Ray Bradbury |
author |
Nascimento, Mariana Costa |
author_facet |
Nascimento, Mariana Costa Calsa, Geiva Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Calsa, Geiva Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mariana Costa Calsa, Geiva Carolina |
description |
A impressão de livros proporcionou o avanço e quebra de fronteiras, em decorrência de sua circulação mundial advindas da expansão do comércio entre Europa e Ásia. Além disso, repercutiu em mudanças cognitivas, sociais e afetivas para os povos de todo o mundo. O impresso, desde a sua origem passou a ser o novo condutor de ideias. Devido a propagação de crenças e valores, os livros passaram a ser proibidos e queimados em vários países ditatoriais, visto que os impressos poderiam corromper a base social e moral da sociedade. Esse contexto pode ser observado na obra Fahrenheit 451 de Ruy Bradbury. O enredo narra a história de uma cidade em que os livros eram proibidos e como consequência queimados pelos bombeiros que executavam exclusivamente esse ofício. Partindo dessa obra procurou-se convergir os escritos de Bradbury com os conceitos de Jean Piaget e Sergi Moscovici. Os resultados indicam que a articulação entre os autores foi possível, pois a obra Fahrenheit 451 aborda aspectos psicossociais, pertinentes ao desenvolvimento individual e a relação dos grupos sociais formados pelos personagens da literatura. Além disso, a obra problematiza o papel do professor em sala de aula, visto que ao selecionar determinado autor e consequentemente excluir outros, o docente está “queimando” os demais escritores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19559 10.5902/1679849X19559 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19559 |
identifier_str_mv |
10.5902/1679849X19559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19559/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo; n. 25 (2015): Literatura e Autoritarismo: A opressão na ficcionalização da história 1679-849X 1679-849X reponame:Literatura e Autoritarismo instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Literatura e Autoritarismo |
collection |
Literatura e Autoritarismo |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br |
_version_ |
1799944019794460672 |