EDUCAÇÃO EM SAÚDE: estratégias interdisciplinares visando a segurança do paciente no ambiente hospitalar
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/41784 |
Resumo: | Identificar estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente. Revisão de literatura nas bases de dados PubMed e LILACS, utilizando os descritores: “Educação em Saúde”; “Pesquisa Interdisciplinar” e “Segurança do Paciente”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2015 e 2019 nos idiomas português e/ou inglês; foram excluídos os artigos duplicados, artigos de revisão, os que não representavam o tema pesquisado, os desenvolvidos fora do ambiente hospitalar, os desenvolvidos por acadêmicos em formação e que tratavam exclusivamente da técnica de comunicação. Foram selecionados oito artigos caracterizados em três temáticas: tecnologia e simulação, na qual todos os artigos selecionados apontam melhorias na qualidade do atendimento ofertado ao paciente e no trabalho em equipe; farmácia e medicamentos, que possibilitaram a diminuição de erros de prescrição e administração; e prevenção de quedas, que problematizou a mudança de comportamento a partir da conscientização e educação. As estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente, podem reduzir lesões decorrentes do tratamento e melhorar o cuidado hospitalar para o paciente.Identificar estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente. Revisão de literatura nas bases de dados PubMed e LILACS, utilizando os descritores: “Educação em Saúde”; “Pesquisa Interdisciplinar” e “Segurança do Paciente”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2015 e 2019 nos idiomas português e/ou inglês; foram excluídos os artigos duplicados, artigos de revisão, os que não representavam o tema pesquisado, os desenvolvidos fora do ambiente hospitalar, os desenvolvidos por acadêmicos em formação e que tratavam exclusivamente da técnica de comunicação. Foram selecionados oito artigos caracterizados em três temáticas: tecnologia e simulação, na qual todos os artigos selecionados apontam melhorias na qualidade do atendimento ofertado ao paciente e no trabalho em equipe; farmácia e medicamentos, que possibilitaram a diminuição de erros de prescrição e administração; e prevenção de quedas, que problematizou a mudança de comportamento a partir da conscientização e educação. As estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente, podem reduzir lesões decorrentes do tratamento e melhorar o cuidado hospitalar para o paciente. |
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