Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nietsche, Elisabeta Albertina, Terra, Larice Gonçalves, Stangherlin, Roberta Corrêa, Belmont, Talita Daiana, Motta, Cristiane Apio, Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro, Bottega, Janilene Camara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte.
id UFSM-14_9d2726bcd5c6d38b4c6df12a08ee8239
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8559
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic trainingPERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A MORTE E O MORRER: INFLUÊNCIA DO ENSINO ACADÊMICOhttp://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/855910.5902/223658348559Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-1802236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559/pdf_1Rodrigues de Lima, Márcia GabrielaNietsche, Elisabeta AlbertinaTerra, Larice GonçalvesStangherlin, Roberta CorrêaBelmont, Talita DaianaMotta, Cristiane ApioBortoluzzi, Cátia Regina LoureiroBottega, Janilene Camarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-11T03:39:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8559Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2014-06-11T03:39:14Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A MORTE E O MORRER: INFLUÊNCIA DO ENSINO ACADÊMICO
title Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
spellingShingle Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
title_short Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
title_full Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
title_fullStr Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
title_full_unstemmed Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
title_sort Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
author Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
author_facet Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Nietsche, Elisabeta Albertina
Terra, Larice Gonçalves
Stangherlin, Roberta Corrêa
Belmont, Talita Daiana
Motta, Cristiane Apio
Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro
Bottega, Janilene Camara
author_role author
author2 Nietsche, Elisabeta Albertina
Terra, Larice Gonçalves
Stangherlin, Roberta Corrêa
Belmont, Talita Daiana
Motta, Cristiane Apio
Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro
Bottega, Janilene Camara
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Nietsche, Elisabeta Albertina
Terra, Larice Gonçalves
Stangherlin, Roberta Corrêa
Belmont, Talita Daiana
Motta, Cristiane Apio
Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro
Bottega, Janilene Camara
description http://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559
10.5902/223658348559
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559
identifier_str_mv 10.5902/223658348559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799943999268585472